Maionese caseira de liquidificador

0
maionese caseira

Os encantos de uma boa maionese estão presentes em saladas, lanches e sanduíches. É um molho clássico. Mas quando falamos de maionese caseira a coisa fica ainda mais interessante. É que a maionese industrial é um verdadeiro coquetel químico de espessantes, acidulantes e gorduras desaconselháveis à saúde.

Com o perdão daquela marca famosa, a verdadeira maionese, é feita apenas com gemas, óleo e condimentos. E dá para acrescentar ingredientes naturais para dar sabor conforme o desejo do cozinheiro.

Para a que fizemos, e que está aí na foto, juntamos alho e salsinha, obtendo uma versão com sabores marcantes.

Ingredientes

  • 2 gemas
  • óleo de girassol (evite óleos transgênicos)
  • gotas de suco de limão
  • ½ dente de alho
  • Salsinha a gosto
  • Uma colher de chá de mostarda Dijon
  • Sal a gosto

Como fazer

O preparo é simples, mas requer atenção:

Coloque no liquidificador as duas gemas, a mostarda e um pouquinho de óleo (tipo uma colher de chá). Comece a bater e vá acrescentando mais óleo, mas num fio muito fino, muito aos pouquinhos.

O óleo entrar aos poucos permite que a emulsão aconteça e se avolume, gerando o creme desejado. Se colocar muito óleo de uma vez a maionese vai “desandar” ou ficar talhada. Muita calma nesta hora.

A quantidade de maionese vai depender da quantidade de óleo que for usada. Faça a operação até achar que o molho está a seu gosto, mais ou menos firme. Uma quantidade maior de óleo pode deixá-la com textura mais líquida.

Temperos

Chegou a hora de dar a sua personalidade ao molho. Primeiro, gotas de limão ou vinagre, conforme seu gosto. A acidez é um atributo desejado! No nosso caso usamos limão, algumas gotas serão suficientes.

Meio dente de alho e um punhado de salsinha deram profundidade ao sabor, e um certo colorido. Dependendo da quantidade de salsinha ela pode ficar bem verdinha.

Aí é só ajustar o sal e ser feliz!

Mas se você quiser ir mais longe nos molhos artesanais, temos aqui a receita de ketchup caseiro. Vale muito a pena!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui