Nuggets de frango caseiros – Receita

0

 

Nuggets de frango caseiros - receita

Nuggets de frango são muito gostosos. Mas muita gente acha que ele só existe na forma industrial, destes que se compra congelado nos supermercados. É um petisco adorado por crianças e  nenhum adulto foge dele na hora de um happy hour. Mas a triste verdade é que os nuggets industriais são feitos com muita coisa além de carne branca de frango. Os próprios fabricantes falam em 17 ingredientes. Por isso temos aqui uma receita de nuggets de frango caseiro.

O nugget de verdade deve ser feito de carne branca de frango – o peito – e condimentos. Nada mais! Assim ele se torna algo muito saboroso e saudável, uma vez que é feito com uma carne de pouca gordura. E você só vai ter certeza de que seu  nugget não tem cartilagens, pedaços de ossos, espessantes, estabilizantes, peles de aves, amidos de milho e derivados de soja se fizer em casa. Caso queira acrescentar um pouco de gordura e o sabor do defumado, você pode colocar um pouco de bacon pra incrementar.

Ah, mas é fritura! Sim, mas ele também pode ser feito na airfryer ou assado no forno, que ruim não vai ficar.

Ingredientes dos nuggets de frango caseirofrango

  • 500 g de peito de frango
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola inteira
  • páprica picante (opcional)
  • mix de temperos – pimentas,cominho, grãos de mostarda… tudo moído na hora.
  • farinha de rosca (para empanar)
  • farinha de trigo (para empanar)
  • 1 ovo (para empanar)
  • óleo (para fritar,caso queira)
  • sal a gosto
  • um pouco de bacon – opcional

Como fazer nuggets caseiros

nuggets frango caseiro

Fazer é muito simples. Você vai precisar de um processador de alimentos (foi o que usamos) ou máquina de moer carne.

Coloque o peito de frango cortado em cubos no processador e temperar com o alho, pimenta, sal e a cebola. Claro que aqui você pode dar a sua personalidade ao nugget, incluindo seu tempero de preferência: cominho, páprica, orégano, etc. Tudo vai dar sabor e gerar um “nugget para chamar de seu”.

Aperte o play e deixe o processador trabalhar até ter uma massa homogênea e perfumada.

Feita a massa é só moldar com as mãos (umedeça a mão para ficar mais fácil de lidar com a massa), na forma que você precisar. Se você tiver forminha de corte pode fazer estrelinhas, corações e outras formas que tornam o nugget, além de delicioso, divertido.

Vá moldando em empanando. Aí é o procedimento básico de um bom milanesa: passe primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e finalmente na farinha de trigo.

Congele e use quando quiser

 

Uma das coisas legais é que estes nuggets podem ser congelados e ficarem nos esperando no freezer até aquele dia em que a gente chega em casa cheio de fome e sem paciência para encarar o fogão. Congele cru, aí é só levar direto para a frigideira com óleo quente.

Frito, assado ou airfryer

As frituras têm seu encanto e são mesmo uma tentação. E provavelmente é a melhor maneira de aproveitar estes nuggets. Mas se você está de dieta, ou simplesmente prefere contornar a gordura, asse no forno convencional ou use uma airfryer. Em cerca de 30 minutos você terá seus nuggets. Eles ficam um pouco mais sequinhos e menos dourados, mas não ficam devendo nada no sabor.

Pronto. Temos nuggets maravilhosos com ingredientes que a gente conhece e escolheu. Nada de transgênicos e químicos de nomes estranhos. Aliás, temos aqui uma lista de 7 alimentos industrializados que você pode fazer em casa

Pode ter certeza: feito em casa é muito melhor!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui