Onde comprar produtos orgânicos em todo Brasil. Veja mapa interativo

Já existe um mapa que mostra onde comprar produtos orgânicos em todo Brasil. Ele foi lançado pelo IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e localiza 773 feiras orgânicas ou ecológicas, 29 comércios parceiros de orgânicos e 66 grupos de consumo responsável. O mapa parece não estar efetivamente completo, mas já é uma enorme contribuição para quem deseja tirar os agrotóxicos da sua mesa.

Como tem um dispositivo que permite cadastrar novos locais, o mapa está em permanente crescimento. No lançamento do mapa em 2015 eram apenas 277 pontos mapeados, mas hoje já são 868 registros.

mapa produtos organicos brasil

ACESSE O MAPA AQUI

O mapa é fácil de navegar, pois é dividido em regiões, e é possível intuitivamente chegar até a cidade e bairro desejado. A localização é georreferenciada, identificando os pontos de venda próximos ao local em que o usuário está no momento e permitindo traçar rotas até a feira escolhida. O app também reúne receitas saudáveis e sustentáveis com alimentos regionais.

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca, idealizada pelo Idec, com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores. Conforme o IDEC “o Mapa visa encurtar o caminho do consumidor até o produtor para ampliar o acesso aos alimentos orgânicos”.

Para fomentar os canais alternativos de comercialização, o Mapa localiza:

Feiras Orgânicas ou Agroecológicas

 Feiras são os espaços mais antigos de comercialização e que ainda resistem em alguns municípios. São uma ótima alternativa da compra direta com o produtor, pois diminuem intermediários no processo (e, consequentemente, o preço), estimulam a autonomia do produtor e valorizam a produção local de alimentos.

Grupos de Consumo Responsável

São iniciativas de consumidores organizados que se aproximam de produtores e, juntos, propõem comprar produtos de uma forma diferente da que ocorre no mercado tradicional, pois agregam preocupações com as questões sociais, ambientais e de saúde, da produção até o consumo. O propósito desses grupos é fomentar o consumo diretamente do produtor, seja simplesmente através da aquisição de cestas de alimentos orgânicos ou do financiamento dos produtores. Este último arranjo é conhecido como Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA).

CONHEÇA AS CÉLULAS DE CONSUMO RESPONSÁVEL DA UFSC, EM FLORIANÓPOLIS

Comércios Parceiros de Orgânicos

São iniciativas que ocorrem diretamente entre consumidor e agricultor ou com apenas um intermediário. Essa relação deve ser transparente e justa, com preços que possam cobrir as despesas operacionais. Confira os critérios que definem um Comércio Parceiro de Orgânicos.

VEJA MAPEAMENTO ESPECÍFICO DE VENDA DE ORGÂNICOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS FEITO PELA UFESC

mapa-organicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *