Bolinho de batata grelhado com brócolis e pesto de manjericão

Bolinho de batata grelhado brócolis pesto de manjericão

Hoje é dia de Bolinho de batata grelhado com brócolis e pesto de manjericão. A batata é um alimento que aparece bastante aqui na nossa cozinha. Talvez as raízes germânicas expliquem um pouco deste gosto. O fato é que gostamos de nhoque, de batatas assadas, batatas chips, batata inglesa, batata baroa, batata doce… Enfim, é um acompanhamento recorrente.

Desta vez experimentamos a receita do livro Kochen, de Günter Beer e Patrik Jaros, uma publicação sobre a cozinha alemã. Presente lindo, que a @meirits trouxe direto do país de origem para a nossa coleção.

Como sempre, pegamos a receita básica e fizemos nossos ajustes. Neste caso ampliamos os acompanhamentos. A receita em si é bem básica, serve como acompanhamento para carnes ou pode tornar-se um prato vegetariano. A inclusão do pesto de manjericão acrescentou um detalhe de sabor que super combinou e trouxe um plus ao prato.

Ingredientes

  • 750g de batata
  • salsinha e cebolinha verde a gosto (colocamos um pouco de cebola de cabeça também, cortada bem miudinha)
  • 1 ovo
  • uma colher (sopa) de creme de leite
  • pitada de noz moscada (acrescentamos pimenta preta e pimenta rosa moídas)
  • 20g de manteiga
  • sal a gosto
  • 40g de farinha de trigo
  • 1 colher de óleo vegetal para untar a frigideira (usamos de girassol, um dos poucos que não é transgênico).

Como fazer

Descasque as batatas, corte em pedaços e cozinhe em água e sal. Depois de cozidas passe pelo espremedor de batatas e faça um purê.

Numa vasilha junte a batata amassada ainda quente, o creme de leite, a noz moscada, a manteiga, o tempero verde, o ovo e a farinha. Faça a correção de sal, se necessário. Misture tudo. O melhor modo é mexer com as mãos. Sinta a textura da massa.

bolinho-batata-receita-brócoli-pesto-manjericao

Quando ficar no ponto, coloque numa bancada enfarinhada e faça um rolo. Depois de pronto leve-o à geladeira por uma hora. Este passo é fundamental para facilitar a vida e fazer os bolinhos. Quando os ingredientes estiverem frios ficarão mais firmes.

Depois de frio traga o rolo novamente para a bancada enfarinhada. Corte em fatias não muito finas e finalize o formato com as mãos, se preferir, arredonde as bordas.

bolinho-batata-receita-brócoli-pesto-manjericao

Esquente uma frigideira de fundo grosso e unte com o óleo. Coloque os bolinhos e grelhe dos dois lados até ficarem dourados.

Depois de prontos os bolinhos acrescentamos o brócolis cortado e cozido ao dente. Depois de tudo pronto regamos com um o pesto de manjericão.

Bora fazer?

Gosta de batata? tem mais aqui e aqui

bolinho-batata-brócolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *