Batata rústica na Airfryer

A batata rústica caiu no gosto popular. Entrou no cardápio de bares e restaurantes e se impôs como alternativa à tradicional batata frita. Isto porque, originalmente é assada em forno e tem um resultado, em termos de sabor, que não deixa nada devendo às fritas. A novidade é que elas podem ser feitas também nas airfryes, as famosas “fritadeiras sem óleo”. A questão é que batata rústica na airfryer fica bom demais. Este tipo de preparo também é chamado de batata artesanal.

batata-rustica-assada-air-fryer

Escolha a batata

A escolha da batata é fundamental para o sucesso da receita. Evite as batatas murchas, pois as mais firmes são geralmente mais frescas. Batata rústica normalmente se faz com batata inglesa, mas mesmo esta tem muitas variedades. Nós preferimos aquela que tem a casca rosada, chamada Asterix, que geralmente dá ótimo resultado e crocância. Mas qualquer batata vai fazer bonito.

Uma ressalva: se a batata rústica originalmente é feita com batata inglesa, não quer dizer que não se possa fazer um mix de batatas para encantar os convidados. Muitas vezes misturamos batatas inglesa, doce e salsa (baroa) no mesmo processo, com absoluto sucesso.

Quantidade? Podemos pensar em 100 a 150 g por pessoa.

Como fazer a batata rústica

Antes de tudo, lave bem a batata. Mesmo que tenha comprado batatas lavadas. Aliás as “batatas lavadas” que se encontra em grandes supermercados geralmente receberam produtos químicos na lavagem para ficarem mais bonitas e lustrosas. Cuidado! Se for o caso use até uma escovinha para tirar resíduos de terra.

Uma das características da batata rústica é que ela é feita com casca. A casca vai acrescentar sabor, textura e dar o aspecto artesanal que buscamos. Além disto, há inúmeros nutrientes importantes que estão na casca.

Outra característica da rústica é seu corte, geralmente feito em fatias tipo meia lua. Aqui entra uma questão de gosto: fatias mais finas vão produzir uma batata mais crocante, fatias mais espessas vão resultar numa batata com mais “corpo”. O ideal em todos os casos é que ela seja crocante por fora e macia por dentro. Então, corte a batata como você achar melhor! Vale palito e até cubinhos que ficam diferentes e charmosos.

O importante é que depois de cortar você lave novamente as batatas. Agora a função é retirar o excesso de amido que pode atrapalhar na crocância. O ideal deixar um pouco numa tigela e trocar a água umas três vezes. Você vai ver o amido indo embora quando escorrer a água.

Temperando a batata rústica

batata-rustica-assada

Depois de lavar seque a batata com um pano limpo o quanto conseguir. Aí, numa tigela comece a temperar. O tempero clássico é alecrim, que pode ser seco ou fresco, o que você tiver. Mas é aqui que cada um dá o toque de personalidade na “sua” batata. Tomilho cai muito bem. Também gostamos de colocar um pouco de páprica (doce ou picante). Pimenta do reino moída faz bonito. E a gente gosta muito de colocar uns pedacinho de alho, que vão encher a batata de perfume.

Não se acanhe, tempere com que você gosta! Mas NÃO COLOQUE SAL. Só vamos salgar a batata quando ela estiver pronta, pois antes o sal vai desidratá-la, e isto fará com que fique mole e sem graça.

Definido o seu tempero, reque as batas com um fio de azeite de oliva e mexa para que todos os pedaços fiquem untados. Isto é fundamental para o bom resultado.

Leve para a Airfryer

batata-rustica-assada-air-fryer

Agora é só levar para a sua airfryer por cerca de 30 minutos em potência máxima. Claro que o tempo pode variar de acordo com a potência do seu aparelho, mas não vai ser menos de 20 nem mais de 40 minutos. Importante é dar uma mexida nas batatas vez que outra, para ela “fritar” por igual. Estarão prontas quando douradas, crocantes por fora e macias por dentro.

Se você não tiver uma airfryer não se aflija. Leve as batatas para o forno espalhadas numa assadeira. Talvez leve um pouco mais de tempo, mas ficará excelente, pode apostar!

Aqui há uma boa dica de acompanhamento para a batata rústica: um bom filet!

batata-rustica-assada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Batata rústica na Airfryer”