Soccas com salada de atum

0

Soccas com salada

A ideia era uma janta rápida, leve e aproveitando as sobras que tínhamos na geladeira. Foi a senha fazermos soccas com salada de atum.

A receita foi inspirada lá no livro Natural, do Alain Ducasse. Soccas são uma espécie de crepe, feito com farinha de grão-de-bico, especialidade gastronômica originária da Ligúria (noroeste da Itália) e consumida em Nice, França. No livro, o chef faz uma salada niçoise, nós fizemos uma salada com o que tínhamos.

Para as soccas (fizemos a metade da receita para duas pessoas)

Numa tigela, misture 150 g de farinha de grão-de-bico, 2 pitadas de sal e 5 colheres de sopa de azeite de oliva. Mexa e acrescente progressivamente 450 ml de água fria batendo energicamente com um fouet. Deixe descansar na geladeira por uns 15 min. (Pode ser feito no liquidificador).

Aqueça uma frigideira apropriada para crepe ou panqueca com um fio de azeite e faça como se faz panquecas. Uma medida de massa que deve escorrer por toda a frigideira. Quando mais fininha a massa, mais gostosa vai ficar.

Recheio

Usamos uma sobra de atum e juntamos com folhas verdes, tomate, cebola, ovo cozido, radicchio e um pouquinho de maionese caseira com mostrada para dar liga. Tudo temperado com pimenta moída na hora.

Nós não medimos as quantidades que foram usadas para o recheio, por isso vale o bom olhômetro, mesmo.

Podemos dizer que ficou muito bom. Os crepes, ou soccas, ficaram sensacionais. Uma ótima opção para uma refeição sem glúten. O sabor da farinha de grão-de- bico é delicado e muito saboroso. Vale muito!!!

Aqui e aqui temos outros tipos de panquecas.

Gostou? siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Soccas com salada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui