Semifreddo de morango

0

Semifreddo de morango

Chega o verão e com o calor vem aquela vontade de consumir coisas refrescantes. Nestas horas nada melhor que um semifreddo de morango. Uma espécie de sorvete cremoso, fácil de fazer e que dispensa a necessidade de sorveteira. Bom, não é mesmo?

Antes uma ressalva linguística: esta grafia com “dd” provém do italiano, bem estranha para a gente que raramente junta duas consoantes, quando mais “d”. Dava para aportuguesar para usar só “d”? Dava. Mas digamos que estamos buscando um semifreddo raiz…

Já fizemos semifreddo aqui, mas esta receita pegamos lá da @joyce.galvão .

A lógica é fazer um creme com os ovos e a metade do açúcar, um merengue com as claras e um creme com o creme de leite fresco. Quando junta os cremes a textura é leve e fofa e com a gordura necessária para ficar cremoso ao congelar. Uma delícia de sobremesa. Tudo feito em casa com ingredientes escolhidos e orgânicos. Os ovos eram tão amarelinhos que ele ficou com essa cor.

Vamos começar pelo final, pois o creme de frutas precisa esfriar.

Recheio de morangos

coulis-morango

Para saborizar o nosso semifreddo fizemos um creme de morangos. Usamos orgânicos, congelados. Esse creme pode ser feito com a fruta fresca e, pode ou não, cozinhar. Basta colocar uma porção de frutas (usamos uns 100g, com uma colher – sopa – açúcar e uma colher de suco de limão) com um pouquinho de açúcar e processar com um mixer.

O nosso, como os morangos estavam congelados, levamos ao fogo numa panelinha e deixamos ali até que as frutas amolecessem. Pra intensificar a cor, colocamos algumas framboesas. Quando os morangos soltaram a água e dissolveram totalmente o açúcar, misturamos tudo com o mixer. Eles cozinharam um pouco, pra ganhar textura, mas não chegaram ao ponto de geleia. Não queríamos muito doce, mas caso você aprecie coloque um pouco mais de açúcar.

Depois de pronto, reserve e deixe esfriar totalmente.

Receita do Semifreddo

  • 3 ovos + 3 gemas
  • ¾ xícara (chá) / 150g açúcar refinado
  • 2 ¼ xícara (chá) / 540mL creme de leite fresco

Estas porções farão três cremes separados que vão se juntar no final.

Comece pelo creme de gemas. Coloque numa tigela as gemas e metade da quantidade de açúcar Leve ao fogo numa tigela sobre banho-maria. Com um fouet ou batedeira de mão, você vai sacudir esses dois até formar um creme espesso com o dobro do volume inicial.  Noutra tigela, também em banho-maria, coloque as claras e o restante do açúcar e vai sacudir do mesmo jeito, sobre banho-maria com ajuda de um fouet – até essa mistura atingir uns 75 graus. Neste ponto leve para a batedeira e bata até fazer o merengue.
Por fim, você vai bater o creme de leite, noutra tigela, até fazer chegar ao ponto de chantilly. Lembrando que o creme de leite deve estar bem gelado e o processo é rápido, cuidado pra não virar manteiga.

Semifreddo de morangoAí é só juntar tudo! Como diz a Joyce, as três espumas: pâte à bombe (gemas com açúcar), merengue (claras com açúcar) e crème fouettée (pra ser chique, mas pode falar simplesmente creme batido!).

Mexa delicadamente, afinal queremos um creme bem aerado.

Depois de misturados os cremes, acrescente o sabor, que no nosso caso foi a calda com morangos. Pode ser um creme de frutas, um bom doce de leite, um pralinê… Use a imaginação!!!

Em seguida leve ao freezer, por umas seis horas, até congelar

Depois é só ser feliz!

 

Tudo gostoso, feito em casa com ingredientes que você conhece e nadinha de gordura hidrogenada. Não é bom demais?

Gostou? Siga-nos no Pinterest e acompanhe as novidades.

Semifreddo de morango

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui