Semi-freddo com Torta de cereja de sobremesa (Jantar de Natal, final)

Depois de muita comida e bebida foi a hora de harmonizar espumante e sobremesa. Hora

do semi-freddo com torta de cereja.

Preparei para os nossos queridos comensais, torta de cereja acompanhada de semi-freddo de praline de castanhas. Super gostoso, confesso.

Tudo acompanhado por espumante Brut Pericó.

A torta foi a Cherry pie (receita do Richie, do A Cozinha Coletiva).

Para o semi-freddo

O Semi-freddo praline foi adaptado de uma receita do Jamie Oliver. Sobremesa ótima para o verão e super rápida de fazer. Sem contar que é uma delícia. Acompanha super bem frutas frescas.

Para fazê-lo você vai precisar:

  • 1 fava de baunilha
  • 55g de açúcar
  • 4 ovos grandes, gemas e claras separadas
  • 500ml de creme de leite integral
  • Pitada de sal

Retire as sementes da fava de baunilha fazendo um corte em seu comprimento e raspando as sementes para fora de cada metade. Detalhe: com as favas vazias você pode fazer um delicioso açúcar  aromatizado.

Numa tigela bata as gemas o açúcar e as sementes da baunilha até fazer um creme claro e homogêneo. Em outra tigela bata o creme de leite até o ponto de chantilly, não precisa ficar muito firme. Por fim, em outra tigela bata as claras com a pitada de sal até ficarem em ponto de neve dura. Acrescente o creme e as claras ao creme de gemas, misture com uma espátula. Acrescente o praline a gosto e leve ao freezer para congelar.

Para o praline de castanhas

  •  300g de castanhas
  • 200g de açúcar
  • 4 colheres de água

Numa panela misture o açúcar e a água. Leve ao fogo até fazer um caramelo marrom-dourado. Nesse momento acrescente as castanhas. Mexa delicadamente para que todas as castanhas sejam banhadas. Coloque numa superfície levemente untada com óleo. Deixe esfriar .

Quando a mistura estiver completamente fria esmague-a ou coloque no processador até obter pedaços grosseiramente picados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Semi-freddo com Torta de cereja de sobremesa (Jantar de Natal, final)”