Depois de muita comida e bebida foi a hora de harmonizar espumante e sobremesa. Hora
do semi-freddo com torta de cereja.
Preparei para os nossos queridos comensais, torta de cereja acompanhada de semi-freddo de praline de castanhas. Super gostoso, confesso.
Tudo acompanhado por espumante Brut Pericó.
A torta foi a Cherry pie (receita do Richie, do A Cozinha Coletiva).
Para o semi-freddo
O Semi-freddo praline foi adaptado de uma receita do Jamie Oliver. Sobremesa ótima para o verão e super rápida de fazer. Sem contar que é uma delícia. Acompanha super bem frutas frescas.
Para fazê-lo você vai precisar:
- 1 fava de baunilha
- 55g de açúcar
- 4 ovos grandes, gemas e claras separadas
- 500ml de creme de leite integral
- Pitada de sal
Retire as sementes da fava de baunilha fazendo um corte em seu comprimento e raspando as sementes para fora de cada metade. Detalhe: com as favas vazias você pode fazer um delicioso açúcar aromatizado.
Numa tigela bata as gemas o açúcar e as sementes da baunilha até fazer um creme claro e homogêneo. Em outra tigela bata o creme de leite até o ponto de chantilly, não precisa ficar muito firme. Por fim, em outra tigela bata as claras com a pitada de sal até ficarem em ponto de neve dura. Acrescente o creme e as claras ao creme de gemas, misture com uma espátula. Acrescente o praline a gosto e leve ao freezer para congelar.
Para o praline de castanhas
- 300g de castanhas
- 200g de açúcar
- 4 colheres de água
Numa panela misture o açúcar e a água. Leve ao fogo até fazer um caramelo marrom-dourado. Nesse momento acrescente as castanhas. Mexa delicadamente para que todas as castanhas sejam banhadas. Coloque numa superfície levemente untada com óleo. Deixe esfriar .
Quando a mistura estiver completamente fria esmague-a ou coloque no processador até obter pedaços grosseiramente picados.
Estou oficialmente me candidatando a uma vaga na Quorum. Nem que seja só de dezembro a janeiro… he he he