A salada de polvo com batata é uma receita que encanta. Afinal, não é algo comum e parece como algo sofisticado. No entanto, é uma receita que tem na simplicidade a sua potência, pois valoriza muito os ingredientes em si, respeitando seus sabores e texturas.
Para fazer esta salada para quatro pessoas usamos:
-
03 tentáculo de polvo (cerca de 300g)
-
03 batatas médias
-
½ cebola pequena picada miúda
-
01 cebola grande (para cozinhar com o polvo)
-
03 colheres de sopa de maionese (usamos uma caseira)
-
01 colher de sopa de salsinha e cebolinha verde picados
Inicie o preparo
Antes de tudo a gente cozinha o polvo. Apesar de muita gente ter receio com o ponto do polvo, que tende a ficar com textura borrachuda se fora do ponto, não tem mistério. Coloque os tentáculos numa panela com água e a cebola grande cortada ao meio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que o polvo fique macio (teste com o garfo). Quando estiver pronto, retire o polvo da panela e reserve.
Na mesma água que cozinhou o polvo cozinhe as batatas já descascas e picadas miúdas. Pode-se agregar sal à água e deixar cozinhar por não mais de 15 minutos.
Junte os ingredientes
Quando as batatas estiverem prontas, escorra bem (separe a cebola que ainda ficou na água) e coloque em uma tigela. Junte o polvo que deve ser picado em tamanho proporcional aos pedaços de batata. Acrescente a cebolinha picada, a salsinha e a cebolinha verde. Misture e adicione a maionese.
Ajuste o sal e, se quiser, tempere com pimenta branca moída.
Para servir
Para servir, montamos a salada em um aro cilíndrico e enfeitamos com tirinhas de alface, ¼ de tomate cereja e um fio de azeite. Fica lindo! Uma entrada perfeita para uma refeição cheia de estilo.