Salada de abacate com camarão

0

Salada de abacate com camarão: esta é a receita que será compartilhada hoje. Definitivamente, esta é uma combinação de sabores que adoramos e que, volta e meia, aparece na nossa mesa. Lembrando que moramos numa ilha onde a oferta de frutos do mar é razoável, o que certamente nos favorece.

Nosso cardápio começou com a ida do Gastão ao mercado público da cidade. Voltou de lá com sardinhas e camarão. Como fazia um calorão e tínhamos abacate, tomate e coentro, resolvemos investir numa salada mais refrescante.

Daí para fazer este banquete com cara de boteco foi uma decisão rápida. Primeiro descascamos o camarão. Sim, dá mais trabalho, mas com casca eles são mais frescos. Estes particularmente, estavam muito frescos e apetitosos. Em seguida dividimos as tarefas. Enquanto Gastão foi preparar os camarões na grelha, eu me dediquei à preparação da salada.

Como fazer os camarões

Depois de descascados e lavados os camarões foram temperados com pimenta moída na hora, alho raladinho (a  gosto) e raspas de casca de limão. Deixamos descansar um pouquinho e na hora de começar a grelhar, completamos o tempero com sal e um pouco (sem exagero) de suco de limão. Se colocar com antecedência este ingredientes, vai soltar água. No final, um pouco de azeite para besuntá-los.

Aquecemos bastante uma grelha, destas que vai na chama do fogão. Colocamos os camarões aos poucos, pra não esfriar a grelha. Se colocar tudo ao mesmo tempo a possibilidade de ele soltar água é muito maior. Quanto mais quente e menos camarão, melhor. Demora mais, mas fica muito melhor. No máximo um minutinho de cada lado, só o tempo do camarão mudar de cor.

Para a salada

salada de abacate com camarão

Usamos um abacate pequeno que foi grosseiramente amassado. Temperamos com limão, um pouco de pimenta dedo de moça – usamos metade dela e sem as sementes, vale o seu gosto. Depois entraram vários tomatinhos cortados em dois ou quatro partes, sal e um bom punhado de coentro fresco. Aqui também vale o gosto do cliente.

Finalizando

Depois de pronta a salada, colocamos ela numa tábua, mas pode ser num prato e sobre ela, os camarões. Como ainda tínhamos nachos, servimos junto. É opcional, mas super combinou.

O resultado foi uma salada que valeu como refeição completa. Compensou o esforço de irmos apara a cozinha, mesmo com o calor.

Bora cozinhar?

Estamos também no Pinterest. Siga-nos e salve as suas receitas preferidas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui