Retrospectiva 2019 – O novo Cozinha a Dois

3

O ano que se encerra foi um ano de muitas mudanças aqui no nosso Cozinha a Dois. Implementamos novo visual, novos conteúdos além de receitas, podcast e vários pequenos detalhes. Na verdade foi uma retomada de vigor. No ar há quase nove anos, nos últimos meses, até o início de 2019, o site andava meio de lado, publicando pouco e com um visual meio cansado e ultrapassado. Vamos fazer aqui uma breve retrospectiva 2019 – O novo Cozinha a Dois.

novo cozinha a dois blog

O que mais nos incomodava, no entanto, era a limitação criada por nós mesmos de só publicar receitas. No nosso entendimento a preparação de uma refeição é apenas a ponta final de uma cadeia enorme que começa lá no campo. Uma série de conexões que envolve cultura, política, economia, ecologia e culinária.

Novo cardápio editorial

Então, no dia 02 de julho, a gente lançou o “novo site” incluindo matérias de maior alcance, além das receitas. Começamos a fazer matérias sobre defesa do consumidor, iniciamos a cobertura sobre a liberação de agrotóxicos no Brasil, trouxemos o tema da agricultura familiar e outras coisas. Tudo embalado em um novo layout. Entre as novidades, colunistas que passaram a contribuir com textos sobre Cerveja e Desenvolvimento Rural.

site-novoMas em três meses de “uso” do novo layout surgiram problemas tecnológicos. Problemas com a programação (conflitos de plugins, para os entendidos) quase provocaram um colapso e nos induziram à uma operação muito rápida de modificação não apenas do visual, mas de toda a base tecnológica de suporte.

Importante aqui dizer que o Cozinha a Dois é um site “feito em casa”. A gente até conta com o apoio técnico preciosa do pessoal da Serverdo.in, que hospeda e dá suporte ao site, mas o grosso da coisa é feito pela gente mesmo, toda a montagem e personalização em WordPress é produto da nossa “cozinha”.

E assim, no dia 03 de outubro o Cozinha a Dois amanheceu de cara nova, mais uma vez no ano.

Cara de portal

A mudança “forçada” se enquadrou no ditado que diz que “há males que vem para o bem”. E o resultado das novas opções tecnológicas e visuais resultou em um site mais dinâmico, mais rápido de navegar e com uma cara de portal muito mais compatível com a proposta do site. Bingo!

Com a nova cara e uma dinâmica de publicação diária chegamos mais perto do que a gente queria.

Podcast

Uma das propostas do novo site é agregar, também, novas linguagens. Aliás isto, e o trabalho com linguagens, faz parte das nossas profissões de jornalista e fotógrafa. E podcast foi um assunto de destaque entre comunicadores em 2019. A gente acompanhou de perto este debate. Junto com parceiros estudamos e pesquisamos técnicas e linguagens e começamos a a testar conhecimentos, equipamentos e habilidades no nosso próprio podcast. Já publicamos três episódios, mas viremos com muito mais em 2020.

Sobre o tema podcast, o Gastão participou de um episódio do Agente Pod, do jornalista Alexandre Gonçalves, especialista em comunicação digital, justamente avaliando o potencial e a caraterística deste formato.

Acessibilidade

A onda de mudanças e novidades do ano foi fechada com chave de ouro com a inclusão (não é trocadilho) de ferramentas de acessibilidade. Agora todos os nossos textos e receitas podem ser ouvidos com um clic, facilitando o acesso aos conteúdos para pessoas com problemas de cegueira ou baixa visão. Para nós não é apenas a agregação de uma nova tecnologia, mas é efetivamente a ampliação inclusiva.

Experiência

Mas o que podemos esperar do Cozinha a Dois em 2020? Teremos muitas novidades, ainda em segredo e desenvolvimento. Mas podemos dar uma pista: elas vão envolver experiências reais. E mais não podemos dizer.

O dia em que a nossa cozinha virou pauta de TVEntão, mesmo que os tempos sejam difíceis, que o governo tente despejar veneno em nossas mesas; apesar do boiote deliberado à agricultura familiar; enfrentando a implantação de dificuldades para a produção orgânica, a gente segue como o nosso pequeno esforço de resistência.

A gente acredita que cozinhar é um ato de vontade revolucionário, que se rebela contra a sociedade da velocidade e da industrialização. Vemos a comida como uma usina de afeto e energia que deve ser compartilhada e fornecida a todos os seres humanos. Por isso a gente não desiste de cozinhar, de informar sobre comida e difundir notícias que ajudem a construir um mundo mais justo e mais humano. É a nossa colherinha de caldo no sopão do mundo. Pode ser só uma colherinha, mas a gente nunca vai deixar de colocar nossa colher na panela do futuro!

Feliz 2020 para nós todos!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui