Novo site, novo cardápio, novas ideias

novo cozinha a dois novo site cardapio ideias

Culinária é muito mais do que mexer panelas e combinar ingredientes. Gastronomia é muito mais do que comer coisa boa em lugares bacanas. Por isso há milhares de livros e estudos sobre o ato de comer: na sociologia, na psicologia, na literatura, na economia, na ecologia, na biologia, na medicina e até na política. Por trás de tudo que se come há uma gigantesca cadeia de conhecimento de cultura, economia e história. Por isso, vamos falar de tudo isso, ainda mais. Desde já anunciamos o novo site, novo cardápio, novas ideias.

O Cozinha a Dois resolveu ampliar seu o cardápio editorial. Nosso site (olha como foi o lançamento do blog a 10 anos atrás), que desde 2010 publica quase que exclusivamente receitas produzidas na nossa casa, vai começar a falar de outros temas que circundam a culinária. Vamos também falar de sustentabilidade.

Contra os ultraprocessados

Queremos falar, por exemplo, da qualidade do que comemos. E este tema nos leva a conversar sobre o uso de alimentos ultra processados. Somos defensores da comida de verdade. E, por isso, além de incentivar preparos com ingredientes naturais e frescos, também vamos discutir o que representa a comida industrializada na cultura, na economia e na nossa saúde.

Como uma coisa leva a outra, definitivamente também queremos deixar claro que nos colocamos do lado da produção orgânica e detestamos agrotóxicos. Logo, vamos acompanhar aqui tudo que diz respeito ao tema, sempre defendendo a comida sem veneno. Teremos foco direto na defesa do direito do consumidor de ser informado sobre os ingredientes da sua comida.

A favor da Agricultura Familiar

alimento-organico-agricultura-familiar

Do mesmo modo, dando mais uma volta na espiral temática, vamos ter que falar também de quem produz e como produz. Já sabemos que 70% do que chega à nossa mesa é produzido pela Agricultura Familiar. De acordo com estes dados e a partir deles, incentivamos, divulgamos e nos engajamos em iniciativas que fortaleçam esta modalidade produtiva. Encurtar o caminho entre o pequeno produtor e o consumidor é uma receita infalível para termos economia e alimentação saudável.

Toda esta cadeia nos chama também à responsabilidade ambiental. O que fazemos com o que nos sobra na cozinha? Lixo? Desta forma, se procedermos com mais consciência vamos desperdiçar menos e destinar melhor os nossos resíduos.

Então vamos compartilhar também ideias como o uso doméstico de composteira além, é claro, de receitas que aproveitem melhor todas as partes dos alimentos.

Ideias de especialistas

Para dar conta de tantos temas, imediatamente, fomos buscar ajuda de especialistas que vão contribuir com seu conhecimento em cervejas, vinhos, agricultura familiar e cultura gastronômica. Um time altamente qualificado e engajado na luta por alimentos bons, justos e limpos.

Mas não vamos deixar de lado a nossa paixão pela cozinha, por cozinhar e compartilhar. Nosso cardápio vai continuar saboroso e cada vez mais comprometido com o princípio da comida de verdade, com coisas frescas, saudáveis, gostosas, socialmente justas e ambientalmente limpas.

Compartilhar é a melhor receita. Compartilhar sabores e ideias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Novo site, novo cardápio, novas ideias”