Purê de cenoura com gengibre

Um bom purê de cenoura com gengibre, além de gostoso, é de uma versatilidade incrível, e pode virar acompanhamento para muita coisa, de carnes até petiscos. Sem falar que pode ser utilizado até com molho para sanduíche.

Para fazer é para lá de simples, não exige muitas habilidades na cozinha.

cenoura-pure-gengibre

Ingredientes para o purê de cenoura

  • Cenouras, preferencialmente orgânicas na quantidade de cerca de 100g por pessoa.
  • Cebola na quantidade de meia cebola pequena para cada 100g de cenoura
  • Gengibre numa proporção de uma colher de chá para cada 100g de cenouras
  • Grãos de pimenta preta a gosto
  • Salsinha
  • Alho descascado a gosto
  • Manteiga para finalizar (a gosto)
cenoura-pure-gengibre

Como fazer o purê

Fazer o purê de cenoura com gengibre é fácil demais.

Basta picar os ingredientes e cozinhar em água: corte tudo em cubinhos pequenos (para cozinhar mais rápido). Deixe separado apenas a salsinha e a manteiga, que vão entrar na festa só lá no final da preparação. Claro que o tempo de cozimento vai depender da quantidade de ingredientes. Nós fizemos 200g e cozido em 20 minutos. Mas o bom mesmo é conferir a textura da cenoura com um garfo, vez que outra. Precisa estar bem macia para ser triturada.

Quando o cozimento estiver no ponto é só escorrer a água da fervura. Na mesma panela triture todos os ingredientes juntos. Pode-se usar um amassador ou um mixer elétrico (foi o que usamos). O negócio é amassar até obter a textura desejada. A quem goste de purê bem liso, há quem prefira mais rústico. Não vai interferir no sabor esta escolha.

Por fim junte a manteiga e a salsinha. A Manteiga vai dar mais liga, aveludar o purê. A salsinha vai emprestar frescor e perfume.

Para os vegetarianos, é só trocar a manteiga por azeite de oliva que o resultado é o mesmo, com pequena variação na textura. Vai cumprir bem a função de aveludar o purê.

Combinação cenoura e gengibre

Este purê parece ser uma combinação bem simples, mas do ponto de vista do paladar vai atiçar muita coisa. A cenoura tem muita doçura no seu gosto característico, o gengibre e a pimenta vão conferir um toque picante, o alho vai fazer contraste e a salsinha traz frescor. É uma explosão de sabores na boca.

cenoura-pure-gengibre

GOSTA DE CENOURA? QUE TAL FAZER UMA SOPA-CREME DELICIOSA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *