Floripa é o jeito carinhoso de chamar Florianópolis. Cidade que é nossa e que acolhe mais um tanto de gente que vem de muitos lugares, é cheia de cores, problemas e paisagens paradisíacas. É “nossa”. O Gastão já vive aqui há 32 anos e eu nasci aqui, manezinha da gema.
É impossível morar numa cidade que é um dos maiores destinos turísticos do país e não gostar. É bem verdade que no verão, quando a cidade fica cheia de turistas e problemas de mobilidade, a gente tem vontade de fugir daqui. Mas no resto do ano a gente aproveita, mesmo com todas as encrencas que toda cidade grande tem.
Nossa vida faz-se nessa cidade. Ela pulsa em muitas áreas pra além do turismo, mas os governantes insistem em fazer vista grossa.
Adoramos lugares simples, como o restaurante do seu Vadinho, que já ganhou até post. E também frequentamos bares como o Tralharia, um ponto de encontro de gente que gosta de cultura, cerveja artesanal e papos interessantes.
Floripa é uma cidade livre de agrotóxicos
Recentemente Florianópolis aprovou uma lei, de autoria do vereador Marquito, do PSOL, que a tornou Zona Livre de Agrotóxicos. Ou seja, na Ilha de Santa Catarina não se pode estocar ou utilizar qualquer tipo de agrotóxico. É a primeira cidade brasileira que tem uma lei assim, na contramão do governo federal.
Floripa é uma cidade pequena, cheia de praias que resistem, apesar da exploração e especulação predatória que, em nome do turismo, muitos fazem por aqui.
Um pouco disso desenvolvo no meu trabalho artístico. A partir da fotografia faço algumas reflexões e críticas ao desenvolvimento da cidade.
Fotos de Florianópolis
Para mostrar um pouco da cidade e as paisagens desta ilha, montamos uma sequência especial.