Governo libera mais 63 agrotóxicos

0

Governo libera mais 63 agrotóxicos

Antes de mais nada é bom dizer que as notícias não são boas. Governo libera mais 63 agrotóxicos a partir de hoje.

O governo Bolsonaro liberou mais 63 agrotóxicos. Destes, sete são substâncias novas e as demais são substâncias genéricas já comercializadas, que estavam com suas patentes vencidas. Neste ano já são 325 produtos registrados pelo Ministério da Agricultura. Sendo 310 genéricos e 15 a base de novos princípios ativos.
A liberação foi feita no dia 13 de setembro e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Neste último lote destaca-se a presença do fungicida fluopriram usado para combater nematoides nas culturas de batata, café, cana, milho e soja e fungos nas culturas de algodão, feijão, e soja.
O ritmo de liberação de agrotóxicos pelo atual governo é alucinante e já causa problemas para os produtos brasileiros no exterior.  Já houve inclusive casos de boicote na Europa. A contaminação desenfreada dos produtos que chegam a nossa mesa, ao mesmo tempo afeta o solo e água.

Mapa do veneno

Foi lançado em maio de 2019 a versão internacional do Atlas Geografia do uso de agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia. A obra lançada no Brasil em 2017 é resultado de dois pós-doutorados da professora e geógrafa Larissa Miles Bombardi, pesquisadora da USP – Universidade de São Paulo. O Atlas compara uso de agrotóxicos no Brasil e União Europeia e chega conclusões estarrecedoras.

Definitivamente não é possível prever o estrago que este tipo de ação traz ao país e a saúde dos brasileiros.

Governo libera mais 63 agrotóxicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui