Frango Xadrez

Frango Xadrez está presente em qualquer restaurante de comida chinesa, especialmente nos shoppings. É ícone de comida chinesa que se pede por telefone e que se come em caixinhas, como em filme policial americano. Lá na China ele seria popular como Gong Bao Ji Ding, prato feito com pedaços de frango e amendoim. Dizem a lenda e alguns sites por aí, que surgiu na dinastia Qing (1644 a 1912), na província de Sichuan, onde um certo governador Ding Baozhen gostava de cozinhar e teria inaugurado a receita.

Quando chegou no ocidente, mais especificamente nos EUA, o prato ganhou o nome de Kung Pao Chicken, que se traduziria como “frango em cubos”, ou “frango em quadrados”. Como o corte dos ingredientes, como os pimentões, também eram em quadrados, alguém resolveu associar à ideia de um tabuleiro de xadrez.

Bom, se você imaginava que havia uma galinha com penugem xadrez, não existe. A galinha carijó seria o mais próximo, mas está longe de ser xadrez.

Além do mais, este é certamente um daqueles pratos que já sofreu tantas interferências culturais que deve guardar pouca coisa das referências originais. Então, vamos combinar que procurar um frango xadrez “autêntico” talvez seja uma enorme perda de tempo. Vamos nos concentrar em fazer um bem gostoso, que é o que importa.

Já vimos frango xadrez com mil versões, com ingredientes a mais ou a menos. O nosso é básico, mas garanto que muito saboroso

Frango-xadrez
Na panela wok, o frango dourado e apetitoso.

Ingredientes do frango xadrez

Para fazermos para duas pessoas utilizamos:

  • ½ kg de peito de frango cortado em cubos
  • 1 cebola média cortada em cubos
  • 2 dentes de alho
  • ½ pimentão vermelho cortado em quadrados
  • ½ pimentão verde cortado em quadrados
  • ½ pimentão amarelo cortado em quadrados
  • ½ xícara de amendoim torrado descascado
  • ½ xícara de molho shoyu
  • 1 colhe de sopa de maisena
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • Óleo de gergelim
  • Óleo de gergelim torrado
  • Salsinha e cebolinha verde a gosto
  • Pimenta caiena a gosto (opcional)

Como fazer

Um utensílio desejável para toda a culinária oriental, e para o frango xadrez em particular, é a panela wok, aquela de fundo arredondado, como uma concha gigante. Se for de ferro, melhor ainda. Mas se não tiver, dá tranquilamente para fazer numa frigideira grande, de preferência de fundo grosso.

Como o preparo é rápido, é bom deixar todos os ingredientes preparados para entrarem ao seu tempo na panela. Antes de tudo, corte o frango em cubos e tempere com a pimenta, a páprica e o alho. Deixe marinar um pouco e depois enfarinhe os cubos com a maisena.

Nesta receita o wok deve estar sempre bem quente. Primeiro um pouco de óleo de gergelim. Gire a panela para que o óleo espalhe e entre com os cubos de frango. Nosso objetivo é que ele fique dourado. Atenção, como a panela deve estar muito quente, vale se empenhar em mexer frequentemente para que não queime em um só lado.

Os vegetais

Quando o frango estiver maravilhosamente dourado (a maisena e a páprica vão dar uma força neste sentido), retire ele da frigideira e reserve.

Se achar necessário ponha mais um pouco de óleo na panela e entre com as cebolas e, logo, os pimentões. É jogo rápido, pois eles devem ficar um pouco crocantes no final da história. Movimente os vegetais para que não queimem e retornem o frango para a panela.

Neste ponto acrescente o amendoim e em seguida o molho shoyu.

Reparou que até aqui não entrou sal na receita? Pois é, o shoyu já é salgado, por isto este é o momento de provar, se seu paladar achar necessário, fazer uma correção de sal.

O resíduo da maisena vai fazer o molho dar uma breve engrossada.

Quando tudo estiver “ligado” e os sabores integrados, deligue o fogo, e polvilhe salsinha e cebolinha a gosto.

Por fim, regue tudo com óleo de gergelim torrado. Vai dar brilho e muito sabor ao conjunto.

Para acompanhar, um simples arroz branco faz bonito. Mas, na boa, nem precisa de acompanhamento.

Frango-xadrez
Frango xadrez pode até dispensar acompanhamentos.

Na mesma linha oriental, você também pode curtir um yakisoba.

Quer guardar esta receita? Conheça o nosso Pinterest e guarde este e outros Pins.

Frango-xadrez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *