Costelinha suína tem presença em muitas culturas culinárias. Receitas para todo gosto. O que nem todos sabem é que é possível fazê-la nas máquinas Airfryer, estas que chamam indevidamente de fritadeira sem óleo. Neste post a gente conta como fazer costelinha na Airfryer e como a gente adora esta iguaria, seja como petisco ou como parte de uma refeição.
Antes de tudo vamos à polêmica. Airfryer não é uma fritadeira, até porque, por definição, segundo o dicionário Houaiss é “cozer na manteiga, azeite ou outra substância oleosa; frigir”. Ou seja, sem gordura não é fritura. O que é então? Trata-se de um forno de convecção, que faz o ar muito quente girar sobre o alimento, resultando em algo semelhante à fritura. Mas não é fritura. É uma forma de assar.
Mas apesar da falseta de marketing, a “fritadeira sem óleo” tem os seus encantos e seus benefícios. Como os alimentos são assados num cesto perfurado, realmente a gordura que derrete com o calor se desprende e escorre para o fundo, deixando de ir para nosso organismo ou, especificamente, para nossas veias e artérias. E o resultado, em geral, é bom.
Fazemos muitas coisas na nossa Airfryer, especialmente batatas rústicas e coxinha da asa de frango.
Receita das costelinhas
Como cozinhar na Airfryer é uma coisa muito simples, pois basta colocar o alimento e regular a máquina, o segredo de tudo é o pré preparo.
No caso das costelinhas, a preparação consiste em cortar e temperar a carne. O melhor corte para a Airfyer é osso por osso. Assim com pedaços pequenos o ar vai circular melhor e cozinhar por igual todos os pedaços. Além disso, costelinha é bom de comer com a mão, segurando a pontinha do osso, não é mesmo?
Numa Airfrayer dos modelos maiores cabe bem algo como 1,2 kg de costelinhas.
O que a gente faz é uma boa marinada para dar sabor à carne. Colocamos a carne já cortada em uma tigela e agregamos:
- alho picado
- erva secas (tomilho, orégano, manjerona)
- páprica defumada
- pimenta branca e rosa socadas no pião
- suco de um limão
- meio copo de vinho branco seco
- 03 colheres de sopa de molho shoyu
- sal
Mas na verdade, marinada cada um sabe da sua. Então a nossa é mais um relato do que uma receita: é assim que a gente gosta, ou eram estes os ingredientes disponíveis na hora.
A regra é que quanto mais tempo a carne marinar, mas vai agarrar o sabor. Nós gostamos de deixa de um dia para o outro mas com um descanso de uma hora os temperos já passarão seu sabor às costelinhas.
Colocando na Airfryer
Na hora de preparar, é só acomodar as costelinhas no cesto da máquina de jeito que elas não fiquem coladas umas nas outras. É importante que haja espaço entre elas para o ar circular.
Regula a máquina para 30 minutos a 200° C. Lá pela metade do cozimento é bom dar uma agitada nas costelinhas, passar as debaixo para cima, para o cozimento ser mais parelho.
Feito. Não tem mistério.
Acompanhamento
As costelinhas podem ser um petisco em si. Ideal para acompanhar uma boa cerveja ou uma caipirinha da hora. Mas também pode ser servida como parte de uma refeição.
No nosso caso elas foram para mesa rodeadas por dua combinações traicionais da cozinha alemã: purê de batata e repolho roxo refogado. Um baita almoço!
Comentário sincerão
O resultado das costelinha na Airfryer é ótimo. Mas é bem diferente do que assá-la no forno. Nem melhor, nem pior, só diferente. E a diferença é justamente a gordura que no forno convencional vai derreter e permanecer próxima da carne, somando o seu sabor.
Mas opção pelo preparo mais saudável tem todos os méritos e suas próprias gostosuras.