Tem dias que a gente precisa de um bolo para sentir aquele cheirinho reconfortante na casa. Só este conforto pra ajudar a gente a sobreviver neste universo paralelo que virou o Brasil. Nestas horas, nada melhor que um bolo de laranja fácil de fazer.
Atualmente, bolo também tem sido uma boa pedida pra acompanhar um café na hora de assistir a CPI do genocídio, que desmascara ainda mais esta tragédia que nos assola. Este é um bolo de laranja fofinho, aromático e ainda, simbolicamente, nos lembra do laranjal de corrupção que é este governo. Importante lembrar pra não esquecer porque não o apoiamos.
Esta receita é deliciosa e, sobretudo, fácil de fazer. Veio lá da Cozinha da Helô.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de suco natural de laranja (240 ml)
- Raspas de 1 laranja
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo (120 ml)
- 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga ou óleo pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
Calda
- 1/3 de xícara (chá) de suco de laranja (80 ml)
- ¼ de xícara (chá) de açúcar (38 g) Usei menos.
Como fazer
Aqueça o forno a 180°C (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.
Bata no liquidificador o suco, os ovos, o óleo, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento até obter uma massa lisa.
Tudo misturado, acrescente as raspas, despeje na assadeira e asse por uns 40min, até o bolo crescer, firmar e dourar (faça o teste do pailto, ele deve sair limpo). Retire do forno e deixe amornar por uns 10min.
Enquanto o bolo esfria, prepare a calda. Misture numa tigelinha o suco e o açúcar simplesmente até conseguir um creme esbranquiçado. Esta é versão da Helô. Eu fiz assim: Numa panelinha coloquei o suco e o açúcar e levei ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar derreter. Desliguei o fogo e estava pronta a calda.
Pincele o bolo ainda quente com metade dessa calda, aguarde 10min, pincele de novo e deixe esfriar e secar antes de servir, embora seja gostoso até morno e com a caldinha brilhante e não muito seca. Se fizer a calada líquida, não precisa esperar, apenas vá pincelando e cuidando pra cobrir todo o bolo com o líquido.
Delicie-se!
Prefere outros bolos? Temos mais sugestões AQUI.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.