Batatas ao murro com molho de ervas

1

Batatas ao murro com molho de ervas

Ao que tudo indica, a origem das batatas ao murro é portuguesa. O que importa, no entanto é que elas são um acompanhamento extraordinário para carnes, peixes e aves. Ou até para compor uma refeição vegetariana ou vegana. É simples de fazer e sempre agradam estas batatas ao murro com molho de ervas.

O bom é usar batatas pequenas que devem, antes de tudo, ser cozidas em água e sal, com casca. Em uns 20 minutos elas estão cozidas. Vale conferir o ponto com um garfo: quando ele entra sem resistência na batata está pronto. Afinal queremos uma batata macia, mas não se desmanchando.

Molho de ervas

Um molho de ervas dá um toque especial à natureza rústica desta batata. Na verdade cada um faz com as ervas que achar melhor. A gente usou ervas frescas:

  • salsinha
  • tomilho
  • manjericão
  • alecrim

A quantidade? Aí da quantidade que quer fazer e das ervas que gosta mais. Para duas pessoas (06 batatas) a soma das ervas deu digamos que ¼ de xícara.

Botamos as ervas num pilão com uma colher de chá de flor de sal e três castanhas do Pará picadas e começamos a socar. Aos poucos colocamos um pouco de azeite de oliva de boa qualidade e gotas de suco de limão. As quantidades continuam sendo “no olho”, pois você pode gostar do molho mais ou menos líquido, mais ou menos ácido, o que se obtém variando a porção de azeite e suco de limão.

Finalizando

As batatas cozidas a gente aperta levemente com a palma da mão, amassando até ficar com algo como 1cm de espessura. É o murro que amassa a batata! Então leve-as a uma frigideira untada com azeite e deixe dourar dos dois lados. È importante que criem uma casquinha crocante.

Depois é só colocar uma colherzinha de molho sobre elas e fazer a festa.
O resultado é rústico, intenso no sabor e na textura. Vale muito a pena fazer.

AQUI TEMOS MAS RECEITAS COM BATATAS

Batatas ao murro com molho de ervas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui