A acelga é destas folhas que têm múltiplos usos. Compõem bem na culinária oriental, mas tem seu uso espalhado por aí. Ela tem textura firme e resiste bem ao cozimento, preservando uma certa crocância muito agradável. Quando recebemos na nossa cesta semanal de orgânicos uma linda acelga, optamos imediatamente por fazer trouxinhas de acelga recheada de pernil.
É um daqueles preparos que tem vários passos, mas não tem nenhum mistério. A questão toda está em preparar a acelga para fazer as trouxinhas. E para isto basta escaldá-la em água fervente por não mais do que dois minutos e, em seguida, banhá-la em água gelada. Ela vai ficar maleável, mas preservando a textura, além de realçar ainda mais a sua cor.
Depois de branquear a acelga (é este o nome técnico do processo), seque com um pano limpo e reserve, que agora vamos tratar do recheio das trouxinhas.
Nós optamos por um recheio com pernil suíno, mas pode ser um recheio de carne moída ou até frango desfiado. Lascas de peixe? Por que não?
O recheio
Para fazer nosso recheio usamos:
- 700g de pernil suíno
- 01 cebola
- 03 dentes de alho
- 2 colheres de grãos de cominho
- 01 colher de gengibre ralado
- sal e pimenta do reino a gosto
- ¼ de xícara de molho de soja (shoyu)
- 01 punhado de salsinha picada
- 03 colheres de azeite
Antes de tudo passamos a carne num processador, mas o ideal seria num moedor de carne, que deixa ela mais soltinha. Peça para seu açougueiro moer o pernil.
Numa panela ampla (usamos uma de ferro) aqueça o azeite e logo coloque a carne já moída para refogar. Mexa vez que outra até ela ficar douradinha. Se achar conveniente junte um pouco mais de azeite para ajudar a dourar.
Com a carne no ponto junte a cebola e o alho bem picados. Logo depois o gengibre e as sementes de cominho amassadas num pilão. Quando tudo estiver refogado entra o molho de soja. Depois é só ajustar o sal e a pimenta. Quando desligar o fogo, junte a salsinha picada.
Montagem
Com o recheio pronto é só fazer as trouxinhas. Coloque uma colher do recheio numa das extremidades da folha de acelga, dobre as laterais para garantir que o recheio não escape, em enrole. Vá colocando as trouxinhas lado a lado.
Para servir jogue sobre elas um pouco de molho de tomate, para realçar os sabores.
A gente prefere sempre usar o molho de tomate caseiro, mas há boas opções de molho pronto no mercado, inclusive artesanais.