Sou uma pessoa que come pouco doce, mas adoro fazê-los. Normalmente procuro receitas que não sejam muito açucaradas, mas também não atendo a nenhum radicalismo. Já fiz muita coisa por achar bonito, ou para fazer a alegria de alguém. Foi assim com esta torta de limão. Normalmente faço a minha receita que, apesar do leite condensado, é bem leve. Já publicamos aqui.
Mas o Gastão viu na TV o Claude Troigros, fazendo uma torta e ficou sugerindo seu desejo. Fiz. Definitivamente a torta é muito doce. Ficou gostosa, mas é pra quem gosta de carregada na doçura. Particularmente prefiro algo mais leve, mas valeu. É uma receita relativamente fácil de fazer mas demorada na sua execução.
Quem se aventurar depois me conta.
Para a crosta:
- 200 gr de biscoito maisena (triturei no processador)
- 100 gr de manteiga amolecida
- 1 xícara de açúcar
- 75 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
Misture todos os ingrediente e faça uma farofa. Em seguida coloque numa assadeira (untada), dessas que abrem e soltam o fundo. Aperte bem. Leve ao forno 180º C por uns 15 min. ou até dourar de leve.
Para o recheio:
- 240g de açúcar
- 200ml de creme de leite
- 6 ovos
- Suco de 3 limões sicilianos
Numa tigela bata ligeiramente seis ovos. Acrescente o suco dos limões. Incorpore o creme de leite. Coloque o líquido sobre a massa assada e leve novamente ao forno a 100º C por aproximadamente 1h. No meu forno esse foi o tempo suficiente e a torta já estava bem dourada, nem precisava ter ficado tanto.
Retire e deixe esfriar na geladeira por uns 15 minutos.
Por fim o merengue:
- 4 claras de ovo
- 175g de açúcar de confeiteiro
- 175g de açúcar
Ponha as claras, o glaçúcar e o açúcar no recipiente da batedeira. Bata com um fouet e esquente ligeiramente no fogo, sem deixar cozinhar. Bata na batedeira até esfriar. O ponto ideal é quando o creme fica firme e cremoso, sem escorrer.
Montagem:
Retire a torta da geladeira, desenforme-a e coloque o merengue. Polvilhe com um pouco mais de açúcar de confeiteiro e leve ao forno quente (se tiver grelhador melhor) até dourar.
Também sou fã de coisas pouco doces. E tarte de limão com merengue fica sempre doce de mais. Opto por fazer uma tarte mais simples, com base de bolacha ou massa quebrada mas cujo recheio seja pouco doce 🙂
Oi, Ondina. Tens razão, a torta de limão é uma das mais doces. Essa não fugiu a regra, rs.
A base de biscoito que fiz, seguindo a receita, levou açúcar, mas acho que nem precisava. Vale como experiência, não é mesmo? Bjão pra vc.
Ola, a torta ficou uma delicia. Todos adoraram muiiiiito!!!!!! Beijocas.