Spaghetti com pesto de hortelã e prime rib

0

spaghetti e prime rib

Sabe quando o resultado é quase ostentação, mas o processo é bem simples? Esta refeição foi assim, num domingo de sol nos deliciamos com spaghetti com pesto de hortelã e prime rib.

Passamos no supermercado e tinha uma peça linda de prime rib. O que é prime rib? É um corte de carne bovina que pega a ponta da primeira costela e forma uma espécie de “pirulito” de carne. É um bifão lindo que além de ter maciez do contrafilé de que é composto, agrega o sabor que vem do costado do osso. Tudo que um carnívoro sonha!

Como prepara o prime rib?

O preparo do prime rib é muito simples. Considere que ele é um pedação espesso, de, pelo menos, uns 5 cm de altura. Então precisa de um pouco de atenção para que não fique torradinho por fora e completamente cru por dentro. Para alcançar o ponto certo combinamos frigideira e forno: primeiro use uma frigideira de fundo grosso (se for de ferro, muito melhor) e sele a carne dos dois lados até formar uma pequena crosta dourada. Neste ponto tempere apenas com sal fino; depois leve para o forno preaquecido em fogo alto, de preferência na própria frigideira e deixe entre 10 e 15 minutos.

prime rib e spaghetti

Quando sair do forno e for cortada, a carne deve estar com a parte interna rosada. Se você é daqueles que não suporta ver a carne rosada, você pode até deixar passar do ponto, mas a carne vai ficar bem mais rígida e fibrosa, perdendo a principal característica do corte.

Massa caseira

Só para valorizar ao máximo o bifão, caprichamos no acompanhamento a ponto dele ganhar destaque na coisa toda. Preparamos uma massa caseira na forma de spaghetti que ficou um abuso de linda. Claro que se você quiser fazer um atalho e usar uma massa de pacote, não é pecado. Mas se você quiser fazer massa caseira temos todas as dicas aqui. Para deixar o spaghetti redondinho, como manda o figurino usamos uma máquina que se acopla a batedeira (um acessório da batedeira, na verdade) que é muito legal. Mas dá para fazer em máquina plana ou mesmo cortar na mão, que fica gostoso igual.

Como fazer pesto de hortelã?

Para fazer pesto precisamos de um pilão de almofariz. Dá para ser um liquidificador? Dá, mas não é a mesma coisa. Ruim não fica.

 

Pesto hortelã

Num almofariz de louça (temos também um de pedra sabão) colocamos as folhas de meio maço de hortelã, uma pitada de sal, seis nozes quebradas, uns grãos de pimenta branca e começamos a trabalhar com o pilão, esmigalhando as coisas. Aos pucos vai virando uma pasta e aí a gente pode ir adicionando um pouco de azeite de oliva. Use o melhor azeite que você tiver!

Aos poucos junte também um tanto de queijo parmesão ralado. A textura mais ou menos pastosa você vai equilibrar ao seu gosto de acordo com a quantidade de azeite e parmesão.

Se optar pelo liquidificador é só colocar todos os ingredientes e pulsar algumas vezes. Evite deixar moendo muito. A vantagem do pilão é que os óleos essenciais da hortelã são liberados aos poucos e, assim, desprendem mais sabor. Por isso, evite abusar do motor.

 

Uma mesa especial

A maciez suculenta da carne, a textura da carne e o sabor untuoso do pesto são uma combinação pra lá de especial. Imagina se harmonizar com um bom vinho tinto ou com uma cerveja de personalidade. Sai de baixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui