Tudo começou com um presente maravilhoso: vários abacates recém colhidos. Quando estas maravilhosidades amadureceram o outono ainda tinha temperatura agradável com leve calor. Foi assim que resolvemos fazer uma sobremesa: sorvete de abacate. Como estamos em quarentena, a ideia era fazer algo fácil, delicioso e, no caso, um sorvete que não precisasse de sorveteira.
Somos fãs da ideia de transformar fruta congelada em sorvete. De preferência com o mínimo de ingredientes como gorduras e açúcares. Considere a abacate, que tem ótimas gorduras, que sentido faz encher o sorvete de leite condensado e creme de leite?
Pensando nisso, optamos por fazer um sorvete tendo como base a receita de sorvete de banana, que já mostramos aqui. Foi um sucesso!
Como fazer
Fizemos da seguinte foma:
- 2 abacates maduros – tiramos a casca, cortamos em pedaços e congelamos
- duas bananas congeladas
- 1 colher (sopa) de iogurte
- aproximadamente 5 gotas de limão
- 1 pouquinho de mel – aproximadamente 1 colher (sopa).
No dia anterior coloque as frutas para congelar, cortadas em pedaços. Para congelar o abacate, vale cortá-lo e colocá-lo numa travessa no congelador. Depois que endurecer coloque os pedaços, num saquinho ou pote. Desta forma os pedações não grudam uns nos outros.
Frutas já congeladas, tire do congelador, espere uns 5 minutos, coloque tudo (inclusive o iogurte e o mel) no processador e bata até fazer um creme do sorvete. Experimente, se preferir mais doce acrescente mais banana ou mel. Se estiver muito congelado e difícil de processar, pode colocar um pouquinha mais de iogurte (não muito!! isso vai interferir na textura do creme).