Dependesse de mim, aqui em casa tomaríamos sopa quase todos os dias. Sopa em creme. Sopa cheia de legumes, sopa com bastante caldo… Eu sei que parece um pouco sem critérios esse negócio, mas é assim mesmo. Só não tomo sopa morna… Hoje foi dia de sopa creme de abóbora.
Adoro o fato de poder fazer uma sopa a partir de um caldo básico e inventar algo com o que temos em casa. Tudo melhora, se temos ainda um tempinho extra pra fazer um pão gostoso pra comer junto. Eu sei, eu sei… isso é um preciosismo. Mas pode ser um pão que sobrou do café da manhã, ganhou uma manteiga e umas ervinhas e foi ao forno pra ser aquecido.
Esta receita é daquelas ótimas e muito simples.
Como fazer
Pra começo de conversa, basta cortar a abóbora em fatias, retirar a semente e colocá-la numa assadeira, temperar com sal e pimenta. Usamos uma abóbora cabotiá. Acrescente uma ou duas cebolas cortadas em pedaços grandes também. Regue tudo com um fio de azeite de oliva e leve ao forno para assar por uns 20 minutos. Gosto de colocar algumas ervas, como tomilho ou alecrim, tudo na medida do seu gosto.
Quando a abóbora estiver assada retire do forno e, ainda quente, leve a polpa (somente neste momento tiro a casca) ao liquidificador com um pouco (uma xícara aproximadamente) de caldo de legumes. Bata tudo até fazer um creme. Coloque tudo numa panela, acrescente uma boa colherada de creme de leite ou leite de coco, se quiser coloque um pouco de gengibre também. Deixe ferver, faça a correção de sal e pimenta e está pronta para servir.
Esta sopa é uma delícia para aquecer uma noite fria. A nossa foi servida com um pãozinho básico, tipo baguete que foi assado no tempo de finalização da sopa.
E você, gosta de sopa? Conte-nos qual a sua preferida.
Siga-nos nas nossas redes e saiba as novidades.
Gostei da receta,eu nunca assei abóbora,sempre fez fervida, em casa gostamos de uma sopa creme que eu fazo con os restos do “puchero”comida típica do meu país(Uruguay)que nada mais é que um cocido com alguma carne(peito )batatas,abóbora,cenoura ,e milho,com bastante agua para que fique um caldo gostoso,so temperado com sal.Se come a carne con as verduras e se pode fazer uma sopa con massa,Ao outro día,com as sobras se liquidifica todo ,se agrega mais um pouco de caldo y se tempera com um toque de pimenta branca e noz moscada.Fica uma delicia!!!!
Oi, Nancy. Que maravilha esta tua sopa, hein? Por aqui também fazemos o ” cozido” cheio de verduras e legumes. Algumas pessoas colocam banana, dá um toque a mais.
Obrigada por compartilhar tua receita. Abs.
Claro que vou fazer por aqui esta quente, mais na primeira esfriadinha vou eu me deliciar com esta e outras receitas que ja vi aqui neste blog bem bacana, parabéns!!!!
Oi Zeenna, obrigado pela visita.