Sobrecoxa de frango assada com legumes e polenta

0

 

Sobrecoxa de frango assada com legumes e polentaJá falamos por aqui que normalmente estamos com a geladeira bem abastecida de vegetais. É fato que eles tornam coisas bem simples em maravilhas. Foi assim nesta sobrecoxa de frango assada com legumes, que ganhou uma polenta como acompanhamento.

Optamos por assar as sobrecoxas de frango em travessinhas individuais, justamente para gerar mais aproximação entre a carne e os legumes e fazer os sabores se misturarem.

A preparação é muito simples. Apenas temperar as coisas e deixar o forno fazer o seu trabalho. Mas vamos aos detalhes.

Desta vez temperamos o frango numa marinada seca com sal, pimenta do reino moída, páprica defumada, páprica picante, curry e um mix de ervas secas. Deixamos uma meia hora descansando, depois tiramos o excesso e colocamos nas travessinhas untadas com azeite.

Os legumes

O que nós usamos:

  • Cebolas, em pedaços grandes.
  • Cenouras, em fatias de uns 2,5 cm.
  • Pimentões verdes e vermelhos, em quadradinhos.
  • Batatas, em pedaços semelhantes à cenoura.
  • Salsão (aipo) com o talo cortado em pedaços de 2 cm

Usamos os mesmos temperos da carne porém, para pegar melhor, untamos tudo com azeite.

Acomodamos os legumes em volta das sobrecoxas, regamos tudo com azeite e foi tudo para o forno. A 180° uns 15 minutos coberto com papel alumínio e mais 15 descoberto. Pronto, dourado e perfumado!

A polenta

Só o frango com os legumes já é uma refeição, mas num acesso de capricho (ou gula?) resolvemos fazer uma polenta, e nela já aproveitamos as folhas (ou talos?) das cenouras.

Fizemos assim:

  • 3 xícaras de água (pode ser caldo de legumes)
  • 1 xícara de fubá
  • sal a gosto
  • 1 alho e folha de louro (se usar um caldo não precisa)
  • folhas de duas cenouras.
  • 1 colher (sopa) manteiga
  • queijo ralado a gosto

folhas de cenouraColoque a água numa panela média e espere ferver. Em seguida coloque o fubá em forma de chuva, aos poucos.

Mexa com um fouet vigorosamente para diluir bem o fubá. Vai parecer que está muito líquido, mas é assim mesmo. O fubá vai encorpar quando cozinhar.

A receita tradicional diz que você não para de mexer durante os 45 min do cozimento. Minha amiga, uma boa italiana que fazia a receita da sua avó, me ensinou que é desnecessário mexer. Seu jeito de fazer polenta é mexer bem no início, tapar a panela e deixar em fogo baixo cozinhando. Aquele fubá que vai grudar no fundo, basta deixar a panela secando por umas horas que vai soltar.

polenta

A polenta vai cozinhar até desprender do fundo da panela. Tal e qual ponto de brigadeiro, sabe?

Claro que a polenta mole é retirada do cozimento no começo deste desprender. Quanto mais tempo ficar cozinhando, mais firme a polenta ficará.

Quando a polenta estava quase pronta resolvemos incrementá-la com as folhas de cenoura que tínhamos na geladeira. Cortamos um bom punhado dos talo e folhas e adicionamos ao creme. Ficou incrível.

Para arredondar, coloquei um colher de manteiga e um punhado de queijo ralado.

O fato é que ficou bom demais. O melhor exemplo de uma comida caseira e reconfortante.

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Sobrecoxa de frango assada com legumes e polenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui