Nem só de hambúrguer se faz sanduíche! Num mundo em que os bolos de carne gourmetizados dominam a cena, um sanduíche com um simples paillard, aquele bife bem fininho em um pão de aveia feito em casa parece coisa do outro mundo. De um mundo muito melhor! Prepare-se que hoje temos sanduíche de pão de aveia e bifes paillard.
Claro que tudo começou com o pão.
Receita do pão de aveia
- 400g de farinha de trigo
- 100g de aveia em flocos (comprei aveia em flocos pouco processada e eu fiz uma farinha mais grossa pulsando algumas vezes no processador).
- 50 g de manteiga (neste receita nem usei, coloquei um fio de azeite de oliva)
- 12g de sal
- 13g de fermento fresco (usei um pacotinho de fermento seco)
- 350 ml de água morna.
Comece fazendo o que chamamos de coroa. Coloque num montinho a farinha, a aveia, o sal de um lado e o fermento do outro. Abra uma cavidade no centro e, aos poucos acrescente a água e vá misturando com os ingredientes. Caso precise, acrescente um pouco mais de farinha para dar o ponto na massa.
Amasse bem. Em seguida achate um pouco a massa fazendo um disco. Coloque a manteiga amolecida (se preferir use um fio de azeite) e continue amassando até que a gordura seja totalmente incorporada e a massa fique macia e lisa.
Coloque a massa num recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uma hora, aproximadamente, ou até a massa dobrar de tamanho.
Por fim, amasse levemente a massa e a separe em pequenos pedaços. Em seguida faça as bolinhas. Coloque numa assadeira enfarinhada e deixe crescer novamente, até dobrar de tamanho.
Caso queira um pão mais dourado, misture uma gema com um pouco de leite e pincele sobre os pães. Asse em forno aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos.
Para deixar o pão crocante, borrife água dentro do forno no início do cozimento. O vapor gerado ajudará a formar a casquinha crocante.
Prepare os bifes paillard
Quando os pãezinhos saíram do forno começou a busca do acompanhamento perfeito. Antes de tudo era preciso considerar que o pão era a estrela, fresquinho e com casquinha crocante. Tudo de bom.
Pegamos um amplo bife de coxão mole e deixamos muito fininho batendo com um martelo de carne. Cortamos em pedaços do tamanho dos pães e numa tigela temperamos com sal, pimenta e azeite de oliva. Na frigideira bem quente passamos os bifinhos num verdadeiro vapt-vupt, que por serem muito finos ficariam estorricados muito facilmente, e a gente os queria suculentos.
Montagem
Abrimos os pães e fizemos uma base delicada com manteiga de ervas. Logo a seguir uns três ou quatro bifinhos, uma fatia de queijo prato e fatias fininhas de tomate.
Nada mais! Só sabor.
Gosta de sanduíches? Tem mais aqui!