Uma das coisas que faziam o seu Flávio, meu pai, feliz, era a sua salada de sardinha com cebola. Aquilo para ele era um deleite só. Tudo muito simples, para ser acompanhada por um pão fresquinho. Aqui vai a receita de salada de sardinhas com cebolas (e outras coisas mais).
E num final de tarde quente, que gritava por um jantar leve, me veio a lembrança dos dias quentes lá na Santa Maria da infância e adolescência. Uma passada de olhos pela despensa foi suficiente para ver que tínhamos os ingredientes necessários:
Ingredientes
– Uma lata de sardinha (usei exageradamente uma daquelas grande, ovais, mas uma simples é suficiente)
– Uma cebola roxa grande
– Dois tomates maduros pequenos
– Um ovo cozido
– Um pedaço de alho poró
– ¼ de limão confitado (opcional) – veja receita aqui
– Um punhado de salsinha picada
– Pimenta do reino a gosto
– Sal (usamos flor de sal)
– Suco de meio limão
-Azeite de oliva
Como fazer
A primeira coisa foi descascar a cebola e cortá-la em fatias muito finas. Para isso usei um mandolin, mas pode-se resolver com uma faca bem afiada. Coloquei as fatias numa peneira e verti água quente para escaldar e tirar o travor. Logo em seguida água gelada para manter a crocância e não permitir cozimento.
O tomate, sem as sementes, cortamos em tiras. O alho poró em filetes. O ovo picado. As sardinhas foram quebradas com as mãos, com o cuidado de excluir a espinha central, que se tira sem dificuldade. Tudo misturado e temperado com o suco de limão, azeite, sal e pimenta moída na hora.
Sei que vou parecer abusado, mas o pão que acompanhou saiu do nosso forno e, quando as fatias recebiam porções da salada sobre ele, ainda estava quentinho, e a casa perfumada com o cheiro de pão assado. Mas para quem acha demais fazer o próprio pão, um fresquinho da padaria faz bem o serviço.
Seu Flávio sabia das coisas.
r.yolanda de almeida braga bortolini