Risoto de presunto parma, queijo brie e rúcula

Risoto de presunto parma, queijo brie e rúcula

O mais fascinante dos risotos é a possibilidade de fazê-lo com uma combinação infinita de ingredientes. Pode-se variar deste o tipo de arroz ao sabor do caldo. Ainda os ingredientes que darão nome a ele e até mesmo o tipo de queijo que se vai usar. Neste caso, fizemos uma variação com presunto de parma e queijo brie. Finalizamos com folhinhas de rúcula que fizeram toda a diferença. Temos hoje risoto de presunto parma, queijo brie e rúcula.

Como fazer

Para começar, preparamos um encorpado caldo de carne (veja aqui a receita básica de caldos). E assim que ele estava pronto começamos a preparação. Usamos desta vez o arroz carnaroli, mas poderia ter sido o arbóreo ou outro adequado para risotos. Nas panela antiaderente colocamos uma colher bem cheia de manteiga e um fio de azeite. Ali refogamos meia cebola grande, cortada em cubos bem pequenos. A cebola não deve dourar, apenas ficar transparente. Aí entra o arroz, numa proporção de 100g por pessoa (eram três no nosso caso), que também refoga até começar a ficar transparente.

Risoto presunto parma brie e rúcula

A primeira hidratação do arroz se faz com vinho branco seco, em quantidade que cubra o arroz. E aí começamos a mexer sem parar, adicionando caldo cada vez que vai secando. A operação de adição de caldo e mexida do arroz leva cerca de 20 minutos, quando o arroz deve estar al dente. Este procedimento é essencial para que o risoto tenha o seu ponto certo, para que fique com a textura aveludada. Ao mexer e adicionar o líquido aos poucos, favorecemos que o arroz libere seu amido, que vai nos oferecer a textura desejada. Por isso devemos sempre servir o risoto bem molhado e logo que concluir sua preparação, para que o amido não esfrie e vire um grude.

Finalizando

Quando entramos com a última concha de caldo, desligamos o fogo e adicionamos uma xícara de presunto parma picado (não muito pequeno), uma colher de manteiga, 150g de queijo brie picado e mexemos até a manteiga e o queijo derreterem. Por fim, imediatamente antes de servir, misturamos a rúcula, em quantidade a gosto.

A combinação é muito delicada. Tem na força do presunto e a textura leve do brie, tudo contrastando com o macio do arroz e o leve amargo da rúcula. Um show de sabores.

Risoto-presunto-parma-queijo-brie-rúcula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 pensamentos em “Risoto de presunto parma, queijo brie e rúcula”