Receita de pão de leite

Receita de pão de leite

Experimentar receitas é uma das coisas que adoro fazer. Passo um bom tempo pesquisando em livros, revistas e em sites. Tudo que chega ao site foi testado e aprovado. Foi assim com esta receita de pão de leite. Fiz e gostei tanto que resolvi compartilhar.

Sou uma defensora de pão caseiro. Adoro os pães artesanais de longa fermentação. Fizemos até um Podcast sobre eles. Mas o fato é que são muitas as receitas possíveis de se fazer em casa. E, todas, invariavelmente, serão melhores que o pão industrializado. A receita de pão de leite conheci pelo Instagram da @goriahuk .

Não é difícil, mas vale fazer com um pouco de tempo. Bora fazer pão?

Ingredientes

Receita de pão de leite
  • 550g de farinha de trigo
  • 90 g de açúcar
  • 07 g de sal
  • 20 g de fermento biológico seco.
  • 1 ovo
  • 50g de manteiga derretida
  • 300 ml de leite morno
  • 1 ovo batido para pincelar

Modo de fazer

Coloque os ingredientes secos na tigela da batedeira e misture.

Acrescente o ovo, a manteiga derretida e o leite e bata com o gancho para pães, por aproximadamente 15 minutos. Caso não faça na batedeira, misture e sove bem a massa.

Fica uma massa um pouco molhada que gruda um pouco nas mãos. Retire da batedeira e, numa bancada untada com azeite, modele uma bola e coloque numa tigela também untada. Deixe descansar num local sem corrente de ar até a massa dobrar de volume.

Depois disso, transfira a massa para a bancada e aperte suavemente para liberar o ar. Divida a massa em 12 partes iguais e forme bolinhas. Eu parei nesta parte e assei os pães em formato de bolinhas. Quem quiser pode abrir a massa da bolinha fazendo um retângulo e enrolar. Esse é o formato sugerido pela autora. Distribua os pães numa assadeira retangular (aprox. 20×30). Deixe crescer novamente até dobrar de volume.

Pincele os pães com uma mistura de um ovo batido. Leve os pães ao forno já aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 min. ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Depois é só se deliciar.

pão de leite


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *