Polenta mole com ragu de linguiça Blumenau

0

Polenta com ragu

Aqui em casa tem um prato que divide os gostos: Gastão, por alguma razão, não gosta de polenta. Eu, ao contrário, adoro. Não faço muito este prato em casa, mas para homenagear uma amiga resolvi fazer polenta mole com ragu de linguiça Blumenau. Eu fiz a polenta e o Gastão fez o ragu.

Linguiça Blumenau

Antes precisamos falar da linguiça Blumenau, uma iguaria produzida em Santa Catarina e que já ganhou fama nacional. É um embutido feito de paleta e pernil suínos moídos e 28% de gordura, proveniente do toucinho do lombo. De tempero, apenas pimenta branca, alho e sal e a tripa usada é a suína. A linguiça passa pelos defumadores com serragem e brasa, a uma temperatura máxima de 50º C, onde fica 36 horas.

Apesar do nome, a linguiça não é feita em Blumenau, mas sim em Pomerode, cidade vizinha. Mas como Pomerode durante muito tempo foi distrito de Blumenau, a cidade maior ficou com o nome.

Para a polenta

  • 3 xícaras de água (pode ser caldo de legumes)
  • 1 xícara de fubá
  • sal a gosto
  • 1 alho e folha de louro (se usar um caldo não precisa)
  • 1 colher (sopa) manteiga
  • queijo ralado a gosto

Espere ferver. Em seguida coloque o fubá em forma de chuva, aos poucos.

Mexa com um fouet vigorosamente para diluir bem a farinha. Vai parecer que está muito líquido, mas é assim mesmo. O fubá vai encorpar quando cozinhar.

A receita tradicional diz que você não para de mexer durante os 45 min do cozimento. Minha amiga, uma boa italiana que fazia a receita da sua avó, me ensinou que é desnecessário mexer. Seu jeito de fazer polenta é mexer bem no início, tapar a panela e deixar em fogo baixo cozinhando. Aquele fubá que vai grudar no fundo, basta deixar a panela secando por umas horas que vai soltar.

Polenta com ragu linguica blumenau

Para os dois casos a polenta vai cozinhar até desprender do fundo da panela. Tal e qual ponto de brigadeiro, sabe?

Claro que a polenta mole é retirada do cozimento no começo deste desprender. Quanto mais tempo ficar cozinhando, mais firme a polenta ficará.

Para arredondar, coloquei um colher de manteiga e um punhado de queijo ralado.

Ragu de linguiça

Para fazer o ragu de linguiça Blumenau precisaremos:

  • Uma linguiça Blumenau (se não tiver, use calabresa e adote o mesmo procedimento)
  • Uma cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 4 tomates (ou uma lata de tomate pelado)
  • Uma colher de chá de páprica defumada

Tire a pele da linguiça e, com ajuda de uma faca, deixe a carne da linguiça em pedacinhos bem pequenos. É como se fosse debulhar a linguiça. Se achar mais fácil, passe num ralo grosso.

 

Numa panela de fundo grosso e já bem quente coloque a linguiça. Ela vai fritar na própria gordura. Deixe até começar a ficar dourada. Aí junte a cebola e, logo mais o alho. Quando tudo estiver bem refogado, entre com a páprica e os tomates que devem ter sido batidos no liquidificador (com casca e semente).

Aí é deixa o fogo fazer seu trabalho por cerca de 30 minutos. Mas fogo bem baixinho.

Pronto. Já temos um molho com sabor muito intenso.

Montagem

Sem mistério: cubra o fundo de um prato fundo com a polenta e coloque no meio uma boa porção do ragu. Para completar, só uma polvilhada de queijo parmesão ralado. Além de lindo é delicioso. Saúde!

polenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui