Pão de aveia

pão aveia

Pão de aveia, aprenda como fazer esta delícia. Definitivamente, pão é daqueles alimentos que comemos praticamente todos os dias. Isso ajuda a justificar porque, neste blog,  essa será sempre uma tag recheada de receitas.

Como a aveia é um alimento super nutritivo, a ideia foi incorporá-lo ao pão. Nosso pão de aveia acompanhou um creme de cenoura no jantar.

Esta receita faz um pão mais salgadinho e com a superfície crocante, delicioso com queijo prato, cream cheese ou outras combinações que você imaginar.

Ingredientes

  • 400 g de farinha de trigo
  • 100 g de aveia em flocos
  • 50 g de manteiga
  • 12 g
  • 13 g de fermento fresco (usei um tablete de 15 g)
  • 350 ml de água (usei morna)
  • Aveia em flocos para decorar

Modo de fazer

passo a passo pão aveia

A primeira coisa é fazer uma coroa com a farinha de trigo, a aveia, o sal de um lado e o fermento esfarelado do outro. Coloque a água no centro e comece a misturar tudo (use mais farinha se for necessário).

Amasse bem. Em seguida abra a massa como se fosse fazer um disco, coloque a manteiga em temperatura ambiente e amasse novamente até a manteiga ser totalmente incorporada e a massa ficar macia e lisa.

Coloque a massa num recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uma ou duas horas, num ambiente sem corrente de ar.

pão aveiaPor fim, separe a massa em pedaços do mesmo tamanho e faça bolinhas. Misture uma gema com um pouquinho de leite, pincele nos pães e passe na aveia. Coloque numa assadeira enfarinhada.

Asse a 220ºC. por cerca de 25 min. Para o pão ficar crocante, no início do cozimento, de vez em quando borrife água no forno. O vapor será o responsável pela casquinha.

Nem preciso dizer que ficou bom, né?

pão de aveia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Pão de aveia”