Sem mais delongas: panquecas à moda americana com banana.
Para as American Pancakes
- 350 g de farinha de trigo
- Pitada de sal
- 80 g de açúcar
- Pitada de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 3 ¼ de xícaras de leite
- 3 ovos ligeiramente batidos
- 2 colheres (sopa) de manteiga (diminuímos pela metade a quantidade da manteiga e acrescentamos uma colher de cream cheese)
- Opcional: acrescentamos uma banana amassada
- Óleo para untar a frigideira
Modo de fazer
Derreta a manteiga. Peneire numa tigela a farinha de trigo, o sal, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Noutra tigela misture os ovos com o leite e a manteiga derretida. Junte os ingredientes líquidos aos secos. Misture rapidamente e não se importe muito com os grumos, pois se trabalhar muito a massa as panquecas não ficarão macias.
Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira pesada, unte com um pouco de óleo e coloque no centro uma concha pequena de massa. Colocada sobre a chapa a massa deve espalhar um pouco, mas lentamente. Doure de um lado e vire para dourar o outro. É um processo rápido.
Essa é a receita básica de panquecas à moda americana. A diferença é que elas não são finas como os crepes, mas são menores e crescem na frigideira, ficam fofas como um “bolinho”.
São ótimas para um café da manhã gostoso e especial. O nosso foi particularmente especial pelo presente que ganhamos do amigo e ilustrador Frank Maia. Ele simplesmente transformou numa lindíssima ilustração a imagem do nosso querido e preguiçoso cão, o Barthés.
A cena de hoje no café da manhã por aqui foi: panquecas acompanhadas de um café tirado na xícara mais linda do armário.
O difícil foi convencer o cão a posar pra foto na hora da sua maior preguiça. Ele simplesmente não se mobiliza a sair da cama… não tem jeito.
A receita da panqueca também foi um pouco alterada: Além de ter sido reduzida pela metade reduzi a manteiga e coloquei uma colher (sopa) de cream cheese. Coloquei também uma banana amassada, o que incrementou o sabor. Hoje não usamos o maple syrup, um xarope relativamente parecido com mel, mas preparado a partir de uma resina de bordo, uma árvore encontrada no Canadá e nos Estados Unidos. É o acompanhamento tradicional das American Pancakes e é uma delícia. Nossas panquecas receberam cobertura de doce de leite. Super combinou com o gostinho da banana.
Descobri seu blog e amei. As fotos são lindas e as receitas maravilhosas, resultando em post’s super agradáveis! Adicionado aos “Meus Favoritos”.
Oi, Rafaela. Que bom que gostaste. Volte sempre!
Frank e Lígia, linda é a caneca!!! O café ficou muito melhor. Adoramos!
Bjos.
Ai que linda!
Não sei do que gostei mais: se da caneca, da panqueca ou do Barthés!
Beijos
Ligia
q delícia! q delícia! adorei a fota!
acabei de as fazer para o lanche! piteu