Este bolinho de aipim é uma delícia. Serve de acompanhamento ou mesmo como um bom petisco. Pode ser feito e cortado ao meio para rechear (como na foto) ou pode já ser recheado antes de levar para assar.
É uma receita feito no olhômetro, por isso as medidas serão meio aleatórias, aposte na sua intuição e no seu gosto… e se aventure.
Como fazer o bolinho
Cozinhe o aipim (veja no outro post o passo a passo de como descascar e cozinhar o aipim) e com ele ainda quentinho faça um purê. Enquanto amassa, pode incorporar um colher de manteiga.
Depois de pronto o purê, acrescente um pouco de cebola picada bem fininha, cebolinha verde, salsinha, pimenta moída na hora e uma correção de sal, se necessário. Incorpore um ovo batido, para dar liga e, aos poucos, um pouco de farinha de trigo para fazer uma mistura homogênea. O ponto é conseguir fazer bolinhas . Se ele ficar muito grudento, pode molhar as mãos para modelá-lo.
Experimentei fazer este bolinho frito e também no forno. Quando frito acho que ele absorve muito a gordura. Minha preferência foi pelo bolinho assado.
Ele fica sensacional recheado com um pouco de bobó de camarão.