Muffins de chocolate branco

muffins chocolate branco

Muffins de chocolate branco; receita fácil, rápida de fazer e definitivamente muito gostosa.

Sempre que quero surpreender e fazer algo rápido, muffins são a solução. Esses bolinhos não precisam de batedeira e nem muita habilidade. Estes bolinhos de origem inglesa, tem como principal característica a facilidade. Basta misturar os ingredientes secos e molhados, acrescentar frutas, cereais ou pedacinhos de chocolate e tudo se resolve.

A primeira vez que fiz esta receita fiquei positivamente surpresa. Aí não parei mais. Normalmente acho chocolate branco muito doce, por isso é bem raro usar, mas nesses muffins as raspas de limão e o uso do açúcar demerara fizeram um bom contraponto. As amêndoas ajudaram e contrastaram como pontinhos crocantes. Muito bom.

Uma boa coleção de receitas

muffinsUma das coisas que gostamos é ter boas referências de leitura. Investimos em livros sobre gastronomia e de receitas. Não à toa temos uma boa biblioteca, à qual recorremos muito.

No caso deste muffins a receita é do livro – Receitas caseiras – Muffins – Le Cordon Bleu – edição portuguesa. Um livro é fantástico que usamos muitas vezes

Vamos à receita.

Ingredientes

  • 375 g de farinha (a receita original recomenda farinha com fermento. Como não uso esse tipo de farinha, acrescentei o fermento e o bicarbonato)
  • 125 g de açúcar granulado fino (usei demerara)
  • 200 g de chocolate branco picado
  • 1 colher (sobremesa) de fermento para bolo
  • 1 colher (chá) bicarbonato
  • 2 ovos
  • 375 ml de leite
  • 2 colheres (chá) de raspas de limão
  • 160 g de manteiga sem sal derretida
  • 45 g de amêndoas em lascas

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 210ºC. Unte um tabuleiro para muffins com óleo ou manteiga.

Numa tigela peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e misture com o açúcar e o chocolate fazendo uma cova no centro.

Noutro recipiente bata os ovos com leite e as raspas de limão. Derrame a mistura na cova feita com os ingredientes secos. Acrescente a  manteiga derretida e, com uma colher, mexa  até que os ingredientes se misturem. Não mexa demasiado – a mistura deverá ficar com grumos.

Encha as forminhas com a massa até cerca de ¾ . Espalhe por cima as lascas de amêndoas. Leve ao forno por aproximadamente 25 min. ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.

Deixe os muffins uns cinco minutos na forma antes de desenformar. Depois é só se deliciar. São especiais para o café da manhã.

muffins chocolate branco amendoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Muffins de chocolate branco”