A ideia é simples, os ingredientes são simples, a preparação é simples e o resultado é excepcional. Rechear mini-abóboras com charque (carne seca, para quem não é do sul) resgata uma combinação tradicional e um visual muito bacana.
Preparar as mini-abóboras é a parte mais fácil. Basta fazer uma porção de furinhos nelas com um palito e levá-las ao microondas por cerca de cinco minutos na potência alta (o tempo depende da potência de cada forno). Ela deve ficar macia e com a casca ainda firme.
Como fazer o recheio
Para o recheio, leve à panela de pressão um pedaço de charque magro (a quantidade depende do tamanho das abóboras) e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que fique em ponto de desfiar. Desfie a carne e a refogue numa frigideira com cebola e dê um toque de pimenta moída na hora. Ao final acrescente um pouco de salsinha e cebolinha verde bem picadinhos.
Finalizando
As abóboras já cozidas devem ser cortadas no sentido longitudinal. Com uma colher remova as sementes e os fiapos. Depois retire a poupa da abóbora e misture a carne refogada até que fique um conjunto homogêneo. Lembre-se que o charque já tem sal, por isso evite adicionar mais.
Coloque a mistura de carne e poupa de abóbora de volta nas cascar e sirva. Uma variação pode ser adicionar uma camada de queijo de coalho sobre as abóboras para gratinar. Mas não fizemos isto desta vez.
Soninha, Gastão, que maravilhas que vocês produzem aí do outro lado da rua…
Soninha, em que email te mando mensagem sobre trabalho?
beijos,
Aline, a vizinha