Mini-abóbora com charque

A ideia é simples, os ingredientes são simples, a preparação é simples e o resultado é excepcional. Rechear mini-abóboras com charque (carne seca, para quem não é do sul) resgata uma combinação tradicional e um visual muito bacana.

Preparar as mini-abóboras é a parte mais fácil. Basta fazer uma porção de furinhos nelas com um palito e levá-las ao microondas por cerca de cinco minutos na potência alta (o tempo depende da potência de cada forno). Ela deve ficar macia e com a casca ainda firme.

Para o recheio, leve à panela de pressão um pedaço de charque magro (a quantidade depende do tamanho das abóboras) e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que fique em ponto de desfiar. Desfie a carne e a refogue numa frigideira com cebola e dê um toque de pimenta moída na hora. Ao final acrescente um pouco de salsinha e cebolinha verde bem picadinhos.

As abóboras já cozidas devem ser cortadas no sentido longitudinal. Com uma colher remova as sementes e os fiapos. Depois retire a poupa da abóbora e misture a carne refogada até que fique um conjunto homogêneo. Lembre-se que o charque já tem sal, por isso evite adicionar mais.

Coloque a mistura de carne e poupa de abóbora de volta nas cascar e sirva. Uma variação pode ser adicionar uma camada de queijo de coalho sobre as abóboras para gratinar. Mas não fizemos isto desta vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Mini-abóbora com charque”