Medalhões suínos em crosta de pão com alho

0

Medalhões suínos em crosta de pão com alho

Uns minutos vendo um programa do Jamie Oliver na TV foram suficientes para despertar algumas ideias. O que gosto na culinária do chef inglês é que sempre sugere uso das receitas além do que ele propõe, novas possibilidade. E assim resolvi aproveitar uma farofa de pão com alho que ele fez com outra finalidade. Foi assim que surgiram os medalhões suínos em crosta de pão com alho.

Fiz medalhões de mignon suíno envoltos pela tal farofa, criando uma crosta crocante e saborosa. Os medalhões eu deixei marinando em vinho branco, shoyu, azeite de oliva, sal e pimentas de um dia para o outro. Depois só botei na frigideira bem quente para selar em todos os lados e completei o cozimento em 15 minutos de forno.

Quando os medalhões ficaram prontos, passei novamente na marinada e empanei na farofa.

A farofa

Muito simples de fazer: basta colocar no processador (acho que também funciona no liquidificador) dois pães em pedaços e um dente de alho, além de uma colher e azeite de oliva. Não fica uma farinha, não é para ficar! O bom é que fique um pouco irregular, com alguns pedacinhos maiores.

Depois é colocar o pão processado numa frigideira e ir mexendo até que fique tudo bem dourado. Eu adicionei um tanto de cebolinha verde picada no final, mas é opcional. Eu gostei.

Arroz especial

No mesmo programa o Oliver fez um arroz que me encantou, e eu achei que era um acompanhamento especial para os medalhões. Trata-se de arroz cozido com lentilha vermelha e ervilha.

Refoguei brevemente meia cebola média em azeite, e logo coloquei uma xícara de arroz jasmine (pode ser branco, parboilizado ou basmati, a gosto do freguês), sal e água, como se faz normalmente. No meio do cozimento coloquei 1/3 de xícara de lentilhas  e quase no final do cozimento um punhado de ervilhas congeladas. Fica colorido e saboroso, ainda mais com o jasmine que é bem perfumado.

Resultado

Tudo harmonizou muito bem. O arroz cheio de delicadezas e a carne com a crocância de sua crosta. Servimos com uma salada de folhas verdes e tomates regada com suco de laranja, azeite, sal e uma polvilhada da farofa da carne.

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Medalhões suínos em crosta de pão com alho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui