Hambúrguer em pão de abóbora, que tal? Saiu uma fornada de pãezinhos de abóbora, com sua maciez característica e sua cor sedutora. As ideias de lanches se multiplicaram até pararem no desejo de hambúrgueres caseiros. Nada de complicar a composição do sanduíche, que a presença do pão deveria ser ressaltada.
VEJA AQUI A RECEITA DO PÃO DE ABÓBORA
E assim fizemos os hambúrgueres com fraldinha moída, com aquela boa proporção de gordura para evitar o ressecamento. Como os pães tinham cerca de sete centímetros de diâmetro, os bolinhos de carne não poderiam ser maiores do que isso e muito menos altos demais. Num sanduíche equilíbrio nas proporções é tudo.
Como fazer
Antes de tudo aquecemos muito bem uma frigideira antiaderente de fundo grosso. Primeiro foram as fatias de bacon que, assim que ficaram crocantes, repousaram sobre papel toalha. A gordura que o bacon soltou acolheu os quatro hambúrgueres que foram apenas modelados sem nenhum tempero. Dois minutos de cada lado e estavam no ponto, ainda rosados por dentro. Receberam uma pitada de sal e foram cobertos com uma fatia de queijo prato (a frigideira foi tampada até que o queijo começasse a derreter).
MONTAGEM
Os pães cortados ao meio foram rapidamente tostados da frigideira (ainda absorvendo alguma gordura remanescente) com o miolo para baixo. Depois, a parte de baixo recebeu uma fina camada de maionese caseira e uma fatia de tomate; logo veio o hambúrguer coberto de queijo e, por cima os pedaços de bacon crocante. Para finalizar só tirinhas bem finas de cebola roxa levemente escaldada, para contrastar com a doçura da abóbora.
Resultado? Sanduichinho cheio de sabores bem equilibrados entre si. Maravilha de lanche!