Galeto recheado com cuscuz

0

 

Galeto recheado com cuscuz

Galeto não é galinha em pedaços. É um frango abatido novo, logo que começa a cantar, de onde vem o nome italiano galeto ao primo canto. É uma iguaria servida espacialmente nas regiões de colonização italiana no sul do Brasil. Normalmente é assado na brasa, mas o nosso assamos no forno e fizemos de um jeito especial: galeto recheado com cuscuz.

Quase todos os açougues e supermercados vendem galetos congelados. Pesam normalmente menos de um quilo e servem bem duas pessoas.

O que preparamos foi temperado com uma manteiga de ervas e recheado com cuscuz marroquino que ficou uma delícia. Mas se você tem uma churrasqueira disponível, temos aqui o tradicional galeto na brasa, que é uma delícia.

Temperando o galeto

O galeto já descongelado foi massageado com sal e pimenta branca moída, cuidando-se para temperar também a parte interna.

A parte, misturamos uma colher bem cheia de manteiga em temperatura ambiente (ponto de pomada) com ervas secas (use aquelas de sua preferência) e raspas de casca de limão. Com a ponta dos dedos e muito cuidado inserimos parte da manteiga de ervas no espaço entre a pele do galeto e a carne do peito, espalhando com delicadeza. Imagine que esta manteiga vai derreter diretamente sobre a carne, evitando que ela resseque, e entranhando sabor.

O resto da manteiga besunte por fora do galeto de forma uniforme.

Galeto recheado com cuscuz

Cuscuz para o recheio

É bem simples. Numa tigela coloque meia xícara de cuscuz marroquino, uma pitada de sal, um fio de azeite de oliva e meia xícara de água fervente. Tampe a tigela e deixe o cuscuz hidratar por uns 10 minutos.

Para temperar, adicione um pouco de pimenta do reino moída, ao seu gosto e ¼ de cebola bem picadinha.

No forno

Leve o galeto ao forno já quente (cerca de 200°, forno alto) coberto por papel alumínio por 15 minutos. Depois tire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos ou até que doure e fique com a pele levemente crocante.

Este galeto recheado com cuscuz e uma salada de folhas verdes (radiche combina muito!) é uma refeição memorável.

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui