Tudo começou com uma vontade de fazer uma janta gostosa, a partir da ideia de fazer uma focaccia, um pão leve e aromático, aproveitando os ingredientes que tivéssemos na despensa. Na falta do alecrim fresco, por exemplo, veio a improvisação: resolver o sabor com sardinha, cebola levemente dourada e tomates frescos. E ficou muito bom!
Já mostramos a receita aqui. Mas nunca é demais repetir. A partir de uma massa básica com água, fermento, farinha e azeite é possível fazer este pão incrível.
Para a massa
- 500 gr de farinha
- 1 colher (chá) de sal
- colher (chá) de açúcar
- 15 g de fermento fresco
- 250 ml de água morna
- aproximadamente 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- azeite para cobris a massa
Primeiro coloquei o fermento num pouco da água morna, assim ele já foi ativado. Numa vasilha, coloquei quase toda a farinha e os demais ingredientes, acrescentei o fermento e, aos poucos, a água. Caso necessário coloque um pouco mais de água. A massa deve desgrudar das mãos e ficar bem lisa. Depois de misturar os ingredientes o melhor é sovar a massa numa superfície lisa.
Quando a massa chegar ao ponto (deve ficar bem elástica e lisa) deixe descansar num lugar sem corrente de ar por uma hora ou até dobrar de tamanho .
Passado este tempo abra a massa, um rolo ajuda, e passe para uma forma retangular. Deixe crescer novamente. Depois disto, pressione levemente com os dedos para fazer os furinhos.
Enquanto a massa crescia refoguei no azeite duas cebolas pequenas fatiadas e temperadas com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Quando a cebola amoleceu , acrescentei uma lata de sardinha (sem o óleo), sem mexer muito para que não esfarelasse.
Quando a focaccia estava bem crescida coloquei o recheio sobre ela e acrescentei tomate cereja. Levei ao forno médio (já aquecido!) e deixei assar por aproximadamente 25 min. Avalie a cor, deve ficar dourada, mas não muito ressecada.
Depois é só se deliciar.
Adorei esta receita, vou fazer mais vezes!