Feliz Natal, com cupcakes

https://cozinhaadois.com.br/bolo-de-limao-com-semente-de-papoula/

Esse ano a árvore de natal foi diferente. Ela brilhou com sua luzinhas mas teve como ideia central o compartilhamento. Feliz Natal, com cupcakes!

A árvore de cupcakes foi uma maneira de entrar no espírito de natal, e de dar as boas vindas aos amigos. Ajudou a iluminar nosso encontro e seguiu adiante. Cada um levou um pedacinho dela. Cada um pode provar da ideia de que é sempre melhor rir junto, brindar o afeto e a amizade.

Cores, luzes, sabores, laços e estrelinhas  traduziram, na forma de cupcakes,  nosso desejo de Feliz Natal.

Cupcakes com perfume de limão siciliano

Para os bolinhos usei a massa do bolo de limão. Exclui as sementes de papoula e acrescentei raspas e suco de limão siciliano. Sim, cupcakes, os mais famosos bolinhos do momento, não têm receita específica. Acho que uma ideia é fazer o seu cupcake com o seu bolo preferido. O cuidado é não encher demais a forminha, para que ele não transborde.

Assei o bolo em forminhas individuais (nº 0) próprias para cupcakes.

Para o recheio  fiz um creme de trufas de limão.

  • 125g de creme de leite fresco
  • 30g de casca de limão ralada
  • 30ml de suco de limão coado em peneira
  • 350g de chocolate branco (na falta de um melhor usei da lacta mesmo)

Aqueci  levemente o creme de leite em banho-maria. Adicionei as raspas e o suco de limão misturei e deixei em infusão por 30 minutos. Em seguida passei pelo coador.

À parte, derreti o chocolate branco, também em banho-maria. Imediatamente incorporei a infusão, mexi para homogeneizar e levei à geladeira por aproximadamente  1 hora, até ficar consistente.

Quando o bolinho estava totalmente frio, cortei um cone no centro.

Ali coloquei uma colherada de recheio. Cortei e coloquei de volta uma “tampinha” de bolo.

Cobertura

Para a cobertura usei o Buttercream (receita adaptada do livro Martha Stewart’s Baking Handbook que encontrei lá no The Cookie Shop)

  • 3 claras
  • 2/3  xícara de açúcar
  • 200g manteiga em temperatura ambiente, cortada em pedaços de uma colher de sopa
  • corante verde (opcional)

Misture as claras e o açúcar numa tigela que possa ir ao banho-maria. No banho-maria mexa até que aqueça  e derreta o açúcar. Fica bem quente, mas cuidado para não cozinhar a clara!

Em seguida bata a mistura até formar um creme branco e fofo, tipo marshmallow.

Espere esfriar totalmente.

Volte à batedeira e acrescente aos poucos a manteiga. Bata bem até que manteiga seja totalmente incorporada. Enquanto você bate a mistura parece que talhou. Continue batendo até que volte a ter consistência firme e aparência brilhosa. Fica linda demais! Acrescente o corante e está pronta a cobertura. Além de linda deliciosa.

cupcake-natalino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Feliz Natal, com cupcakes”