Feijoada de camarão com chorizo

0

Feijoada de camarão com chorizo

Uma feijoada de camarão com chorizo espanhol é capaz de fazer a gente rever muitos conceitos sobre gastronomia. Pode parecer que nada combina, mas o fato é que a combinação é mais que perfeita: é saborosa, opulenta e de muita personalidade.

A mistura de vários sabores fortes e de muita presença não causam um conflito para o paladar. Ao contrário, promovem um êxtase tal a intensidade do prato que, embora se chame feijoada, não lembra a velha e boa feijoada de feijão preto com muitas partes do porco.

A primeira grande diferença é que feijão usado é o branco. A segunda é que a liga dos ingredientes é feita com tomate, o que faz lembrar um ensopado de dobradinha.

Mas vamos ao que interessa, que a coisa começa um dia antes: deixe o feijão branco de molho em água de um dia para o outro para facilitar o cozimento.

Feijoada de camarão com chorizo

Para quatro pessoas vamos precisar de:

Ingredientes

  • 1 xícara de feijão branco
  • 500g de camarões limpos
  • 150g de bacon
  • 100g de chorizo
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 2 folhas de louro
  • 3 tomates bem maduros
  • 1 pimenta dedo de moça
  • ½ pimentão vermelho
  • 2 colheres de chá de páprica defumada
  • Salsinha e coentro picados a gosto
  • 1 limão
  • 2 colheres de azeite
  • sal a gosto

Refogado

Comece cortando o bacon em cubinhos de 1cm, depois a cebola e o alho bem miúdos. Nós usamos uma panela de barro, mas pode ser uma panela de ferro ou a que você tiver, de preferência de paredes e fundo grossos.

Na panela já bem quente coloque o bacon para derreter, até ficar dourado. Na sua gordura refogue a cebola e logo mais o alho (não coloque-os juntos,o alho cozinha mais rápido e correria o perigo de passar do pondo e soltar amargor) e as folhas de louro. Logo mais, acrescente o pimentão e a pimenta dedo de moça (sem sementes se gostar menos picante), também picados.

Escorra o feijão e junte ao refogado, misturando bem. Processe os tomates (liquidificador, mixer ou processador) e junte ao refogado junto com a páprica. Se precisar, junte um pouco mais de água quente até cobrir o feijão.

A partir daqui o principal trabalho é do fogo, que deve ser baixo para que o feijão cozinhe lentamente. Vai levar de duas a três horas. Vez que outra mexa a fervura e, se necessário, vá acrescentando um pouco de água.

Numa situação ideal, que não era o nosso caso em plena quarentena, seria melhor usar um caldo de camarão ou peixe no lugar de água. Iria encorpar o sabor. Mas a vida não é perfeita.

Camarão e chorizo

Enquanto a panela borbulha, tempere os camarões com raspas de limão, sal e um pouquinho de páprica. Se desejar um pouquinho mais de alho vai dar um charme. Deixe descansar por uns 15 minutos e acrescente um pouco de suco de limão e um pouco de azeite. A ideia é não deixar muito tempo no limão, ele vai começar a cozinhar e soltar água, o que não queremos.

Aqueça bem uma frigideira e passe os camarões na chapa. Cloque aos poucos de forma que possa virar um a um assim que comecem a mudar de cor. Reserve os camarões.

Hora de cortar o chorizo em rodelas finas. Para quem não sabe, chorizo é um tipo de embutido típico da Espanha, feito com carne de porco e muita páprica. Usamos um bem picante que ganhamos do @umaponteparalondres. Se não encontrar chorizo, use uma linguiça calabresa mais curada, que o resultado vai ser semelhante.

Cozimento

Quando perceber que o feijão começa a amaciar (no ponto em que ele vai levar mais uns 40 minutos para ficar no pronto), coloque as fatias de chorizo na panelas e misture. Só depois de ele cozinhar um pouco corrija o sal do conjunto.

O camarão só vai entrar quando faltarem uns 5 minutos para concluir o cozimento. O suficiente para ele soltar seu sabor, mas não ficar indesejavelmente borrachudo. Note que a quantidade de caldo não deve ser muita. Os ingredientes devem ficar expostos e não submersos.

Por fim, desligue o fogo e junte a salsinha e o coentro que vão emprestar um frescor que vai contrastar com a potência dos outros sabores.

Temos pronto um prato que pode ser comido sozinho, de colheradas, como uma sopa com pouco caldo. Afinal, é um prato que se basta. Mas podemos acompanhar arroz, farofa e até batatas fritas.

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui