Na cozinha a gente topa tudo. Até gourmetização. Mas desperdício jamais! Por isto nos empenhamos em utilizar tudo que os ingredientes têm para nos oferecer. E não é que as folhas do brócolis compõem uma farofa excelente? Farofa de folha de brócolis e cenoura foi a pedida para acompanhar um bom bife.
Na cesta que recebemos toda semana da Célula de Consumo Responsável recebemos um brócolis maravilhoso. A flor, aquela parte que costumamos comer, veio envolta em folhas muito verdes e lindas. Um volume bonito que muita gente despreza.
Separamos as folhas e tiramos os seus talos e ali estava um ingrediente desafiador, nutritivo e saboroso.
Ingredientes da farofa
- Folhas do brócolis
- Uma cebola
- Um dente de alho
- Uma cenoura pequena
- Uma colher de sopa de azeite de oliva
- Seis colheres de sopa de farinha de mandioca fina
- Sal e pimenta do reino a gosto
Como fazer
Fazer a farofa é moleza. Aquecemos uma frigideira (na verdade utilizamos uma em que acabávamos de grelhar bifes, já aproveitando o fundinho resultante no fundo) e colocamos o azeite. Refogamos ali a cebola, o alho e a cebola.
A cebola e o alho foram cortados miúdos e a cenoura, com casca e tudo, ralada em ralo grosso.
Quando tuco começou a ficar dourado adicionamos as folhas de brócolis picadinhas e deixamos se refestelar no calor até começar a murchar.
Foi aí que a farinha veio pra frigideira. Aí a gente vai mexendo para não grude nem queime. Quando a farinha começou a tostar temperamos com sal e pimenta e pronto!
Veja aqui mais informações sobre desperdícios de alimento no mundo.