Espetinhos de camarão e salmão – Entradas do jantar de Natal da Quorum 2012

espetinhos de camarão e salmão

Hoje temos os espetinhos de camarão e salmão – Entradas do jantar de Natal da Quorum 2012.

Neste ano o jantar de Natal oferecido para os amigos da Quorum Comunicação foi baseado em frutos do mar. Uma escolha que considerou o calor da época e a necessidade de um cardápio leve e divertido.

natal-4

As primeiras taças de espumante foram acompanhadas por espetinhos de camarão e de salmão, grelhados na chapa, pois evitar frituras era um compromisso.

Para os camarões

Os camarões escolhidos foram de tamanho médio para grande, descascados (mas deixando a extremidade da cauda). Eles marinaram durante toda a tarde em pimentas – verde, preta, branca e rosa – que foram socadas em um pilão, alho amassado e raspas de limão siciliano  Além disso, juntamos um punhado de ciboulette picada finamente. Na marinada não colocamos sal nem suco de limão para evitar que o camarão desidratasse e fosse cozido pelo suco. Cada um deles foi espetado em um palito de bambu de forma que ficasse reto.

espetinhos de camarão Apenas na hora de grelhar os camarões receberem sal e um toque de suco de limão.

Salmão

O salmão cortado em cubos também marinou durante a tarde. A marinada levou um pouco de gengibre ralado, páprica picante, ciboulette e uma pitada de sal. Apenas na hora de ir para a chapa recebeu um toque de suco de limão. Cada espetinho tinha dois cubos de peixe.

Eles foram para a chapa pouco antes de serem servidos, e uma segunda porção já com a recepção em andamento. Usamos uma frigideira antiaderente de fundo grosso, bem quente e sem nenhuma gordura.

espetinhos de camarão e salmão

Molhos

Para acompanhar os espetinho de camarão usamos um tradicional molho golf, com maionese, ketchup, molho inglês e um toque de whisky.

O salmão foi guarnecido por um molho de laranja. Para prepará-lo colocamos numa frigideira pequena uma colher de manteiga e meia cebola ralada. Adicionamos uma colher de farinha de trigo (como se fosse fazer um molho branco) e diluímos em seguida em 200 ml de suco de laranja fresquinho. Temperamos com sal e pimenta branca.

Torta de camarão e palmito

torta de camarão com palmito

Foi uma boa forma de dizer “bem-vindos” aos convidados! A mesa de entradas também tinha uma torta de camarão e palmitos que já mostramos aqui no blog (veja aqui). A única inclusão foram duas colheres de molho de ostra no recheio, só para deixar o mar mais presente. Também servimos um ceviche de vieiras e um escondidinho de bacalhau. Infelizmente não foi possível fotografá-los.  Mas já adiantamos que ficaram deliciosos e por isso repetiremos a dose.

espetinhos de camarão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Espetinhos de camarão e salmão – Entradas do jantar de Natal da Quorum 2012”