É uma receita daquelas para lá de simples, uma das tradicionais “receitas de liquidificador”. Mas a verdade que mesmo estas opções podem ser incrementadas em sabor e qualidade nutritiva. Foi com esta ideia que fizemos um empadão de frango de liquidificador incrementado com gergelim. O gergelim aparece de duas formas: farinha de gergelim para enriquecer a massa e sementes polvilhadas por cima para ajudar no visual e na crocância.
Modo de fazer
O primeiro passo é fazer um refogado de frango desfiado. Numa frigideira refoga-se cebola, pimentões (vermelho e verde) e frango previamente cozido e desfiado. Quando isso ganhar cor entra uma lata de tomate pelado triturado. Tempera-se com sal, pimenta e, por fim, salsinha e cebolinha.
Massa
A massa se faz no liquidificador.
- uma xícara de leite
- 3 ovos
- uma xícara e meia de farinha de trigo (se achar a massa muito líquida adicione mais)
- uma colher de sopa de fermento em pó
- um fio de azeite de oliva e uma colher (chá) de sal
- Opcionalmente adicione queijo ralado
- uma colher de sopa farinha de gergelim e salsinha picada. Neste caso usamos todos os opcionais.
Para montar, unte um refratário com óleo e acomode metade da massa. Distribua uniformemente o refogado de frango e, finalmente, cubra com o restante da massa. Opcionalmente salpique sementes de gergelim.
O empadão deve estar pronto por aproximadamente 40 minutos de forno em temperatura alta.
É possível variar o recheio com carne moída, peixe (atum ou sardinha) ou mesmo com legumes. Como trata-se de uma receita versátil, o céu é o limite para as adaptações.
queridos, vocês acabaram de salvar meu almoço de hoje. adoro essas receitas de liquidificador – principalmente quando estou de castigo tratando bursite hehe
beijos!
E ficou bom? Conta para nós…
Aquele refogado na Le Creuset mexeu com os meus brios…
Mais um golaço essa receita!
Ficou show de bola mesmo… eheh