Danete caseiro passo a passo

danete caseiro

Aquele creminho de chocolate, aveludado, geladinho e intenso não precisa ser cheio de espessantes, corantes, emulsionantes, acidificantes e estabilizantes. Melhor que seja baseado em leite e chocolate. Não é mesmo? Danete é o mais famoso dos “leites gelificados”, que é como chamam uma variedade de cremes estruturados quimicamente. Então aqui vai nossa receita de Danete caseiro passo a passo.

Na verdade esta receita a gente já publicou num contexto de memórias afetivas (a receita é a mesma, mas se quiser conhecer esta história, pule para lá). Se quiser ir direto ao ponto, prossiga por aqui.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) chocolate em pó
  • 2 xícaras de chocolate em gotas de boa qualidade
  • 1 lata de creme de leite gelado, sem o soro

Modo de fazer

Numa panela coloque o leite. Dilua as duas colheres de maisena em um pouco de leite e acrescentar ao leite. Em seguida coloque o leite condensado e as quatro colheres bem cheias de chocolate em pó. E no fogo brando tudo isto foi mexido até engrossar. Com o fogo desligado acrescentamos duas xícaras de chocolate picado (usei um que já vem em gotas) até derreter e ficar homogêneo.

Quando o creme ficou morno juntamos, mexendo com um fouet (batedor), uma lata de creme de leite gelado sem o soro (basta fazer um furo na parte de baixo da lata e deixar escorrer o soro, que já estará separado). Parece que vai ficar tudo muito mole, mas depois de quatro horas de geladeira teremos um creme aveludado, com a consistência que se espera do melhor creme de chocolate. E o rendimento é ótimo.

danete-caseiro


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *