A costela é certamente um dos cortes mais gostosos de carne bovina. Não é por acaso que há costelarias por aí, restaurantes especializados neste pedaço de carne de sabor intenso. Há quem acredite que só se pode fazer costela em churrasqueira, mas garantimos que num forno doméstico se chega a resultados ótimos e por isso resolvemos explicar como fazer costela assada no forno.
Na verdade não tem mistério nenhum. Só vai precisar tempo – umas três ou quatro horas – um bom pedaço de costela, sal grosso e papel alumínio.
Como fazer
A serviço é simples: salga-se a costela com sal grosso e embrulha-se em papel alumínio. Aí leva-se ao fogo de médio para baixo, em torno de 120 a 150ºC por umas três horas.
Passado este tempo, abre-se o papel, aumenta-se o calor para perto de 180 a 200ºC para a carne caramelizar, criar uma casquinha crocante. Pronto! É só servir.
Nosso caso
Nosso açougueiro, caprichoso, nos oferece costela desossada. Acho ideal para o forno, mas não tem nenhum problema se vier com osso, como manda a tradição. O osso vai ajudar no cozimento pois, aquecido, vira uma fonte de calor em contato com a carne. Mas isso faz mais sentido quando se assa na brasa, e aí se sabe que está no ponto quando o osso solta da carne.
Para duas pessoas a gente usou (no caso aí da foto) um pedaço de 700g de costela sem osso. Como é uma carne com bastante gordura, mais pesada, sustenta bem a refeição.
Acompanhamento
Para companhar esta belezura a gente fez uma salada quente (aqui tem uma perecida) com acelga, cenoura, cebola e pimentão. E deixamos por perto uma baguete bem fresquinha para complementar.
Na verdade, até sobrou um pedacinho de costela que, logo mais a noite, vai ser desfiada para compor um sanduba daqueles!
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.