Cocada de forno

Cocada de forno

Segurem-se que hoje tem receita de cocada de forno.

Bem verdade que toda regra tem a sua exceção. É fato que gosto de doces mais leves, mas me rendo a uma boa cocada. Adoro coco e tudo que pode ser feito com ele.

Tenho algumas receitas de cocada de forno, mas a escolhida foi uma que a chef Carla Pernambuco ensinou na TV um tempo atrás. É fácil de fazer e irresistível. O cheiro que enche a casa é perfeito para ser guardado na lembrança como uma deliciosa memória olfativa.

Organize os ingredientes e seja feliz.

Ingredientes

  • 1 fava baunilha.
  • 4 ovos.
  • 2 colheres (sopa) de manteiga.
  • 500 g de coco fresco ralado.
  • 1/2 litro de água de coco para a calda.
  • 3 e 1/2 xícaras e açúcar (usei demerara e isso deixou o doce mais moreninho e com um gostinho de caramelo mais acentuado) + 1 colher (sopa).

Cocada de fornoModo de fazer

Unte uma assadeira com manteiga e pré-aqueça o forno a 160ºC.

Inicie fazendo a calda. Numa panela coloque a água de coco e o açúcar e leve ao fogo. Dê uma mexida para dissolver o açúcar e não mexa mais.  Deixe ferver. A calda vai “apurar”  até ficar espessa, mais ou menos 15 minutos.

Enquanto isso faça o creme de ovos.

Numa tigela bata os ovos com uma colher de sopa de açúcar, até que fiquem bem espumados e leves, como se fosse claras em neve. Este é o trabalho para uma boa batedeira.

Quando a calda estiver pronta, acrescente a baunilha (abra a fava e raspe as sementinhas). Em seguida acrescente o coco ralado, mexa e deixa secar um pouco. Acrescente a manteiga e mexa até derreter totalmente. Desligue o fogo e, no calor da panela, acrescente os ovos batidos. Mexa lentamente e sem parar. Acompanhe a delicadeza da textura do doce que vai se transformando num creme espesso, uma massa de coco super perfumada.

Passe a cocada para a assadeira untada e leve ao forno até dourar.

Se conseguir resistir, espere esfriar e sirva.

cocada-de-forno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Cocada de forno”