Pulo os clichês sobre tarde chuvosa, domingo e etc. Vou direto ao assunto: fiz chocolate quente, porque não há nada que se compare a uma xícara de chocolate quente.
Quem mora no sul do país, acostumado às baixas temperaturas, sabe dar valor a esta bebida. Claro que chocolate quente vale pra qualquer temperatura, basta gostar de chocolate. Mas um friozinho pede algo que aqueça o corpo e a alma. Chocolate quente é a prova maior do que se chama, na atualidade, de comfort food.
Já vi muitas receitas de chocolate quente. Destas que usam leite condensado, maisena e outras coisas industrializadas. Eu uso uma receita muito simples que via minha vó fazendo. Tem poucos ingredientes e é fácil adicionar elementos que impõem personalidade.
Normalmente nestas receitas de família, é difícil falar em quantidades exatas. Sempre vale o gosto e o chamado “olhômetro” pra fazê-la. Por isso vou dar valores aproximados. Não tenha medo e se aventure a fazer ao seu gosto
Separando os ingredientes
- ovos
- açúcar
- chocolate ou cacau de boa qualidade
- essência de baunilha
- pimenta
- sal
- leite integral
- raspas de laranja (opcional)
Primeiro bato uma gemada. Duas gemas e umas dez colheres de açúcar que adiciono aos poucos até obter um creme liso. Lembro-me do vô batendo a gemada em uma caneca grande, paciente e vigoroso, ele ajudava a minha vó nesta empreitada. Eu, por outro lado, uso a batedeira, que não cansa o braço.
Quando a gemada está branca e lisa, nada açucarada, adiciono três colheres de chá de essência de baunilha, umas cinco ou seis colheres de sopa bem fartas de chocolate em pó de boa qualidade e uma pitada de sal (o sal “abre” o sabor do chocolate) e bato novamente. Como o creme vai ficar muito duro neste momento, coloco umas três ou quatro colheres de sopa das claras, para achar novamente o ponto cremoso. Quanto menos claras usar, melhor, use só o necessário.
O leite integral vai numa panela (usei pouco menos de um litro) com uma pitada de pimenta calabresa desidratada. Quando o leite estiver quase fervendo acrescento o creme e baixo o fogo. É importante que o creme cozinhe um pouco no leite, pois vai aumentar a espessura e “derreter” completamente.
O resultado é uma bebida encorpada, espessa, espumosa. Assim, alguns goles são suficientes para levar calor para dentro do corpo.
Uma variação é colocar no leite algumas raspas de cascas de laranja. É um detalhe que acrescenta sabor e personaliza ainda mais a bebida.
Fazer chocolate quente é quase uma tradição aqui em casa, afinal e reconfortante e afetivo. Definitivamente não precisamos de pretextos: fazemos!
Já conhece o nosso Pinterest?
Siga-nos nas nossas redes pra saber as novidades.
O resultado parece realmente ser divino! E nas fotos o que eu mais gostei foi o detalhe no pinguim! rs Ficou fofo demais! Parabéns casal! =)
Eu e o @rodrigoeller acabamos de fazer por aqui! Ficou simplesmente sensacional!
No lugar do chocolate do padre nós usamos uns pedaços de chocolate amargo que havia sobrado da páscoa.
Nada melhor pra esquentar este domingo chuvoso de 10ºC
Por indicação do @RodrigoEller fiz aqui também.
A única diferença é que estou em Natal, e deve estar uns 25º por aqui.
Mas a vontade foi tanta quando vi o post que tive que correr na padaria comprar o chocolate e fazer hoje mesmo.
Ficou bom demais!
Adorei sua versão! Também acho demais colocar leite condensado, quando já tem tanto chocolate! Vou fazer com certeza a sua versão! beijos
Minha avó fazia com a gemada,mas não com os outros ingredientes.Vou experimentar! bj
Pessoas queridas! Que ótimo saber que a receita compartilhada foi ou será experimentada. Esse chocolate quente já é quase uma tradição aqui em casa. É bem bom, né?
Gustavo, fiquei imaginando vc tomando chocolate quente aí no calor de Natal. Como conseguiste? rs
Bjão pra vocês.
Foi com paciência, mas valeu MUITO a pena. =)
Nossa, parece ser melhor q a minha receita, q já achava maravilhosa!!
Na minha versão troco a baunilha por raspas de gengibre e laranja. Também fica bom…
Arthur, as raspinhas de laranja eu uso às vezes. E aí vale colocar na xícara umas gotas de Contreau, e aí é para matar! Gengibre vou experimentar.
Gastão, substitui o açúcar comum pelo dietético, como o” tal e qual”.
Usei todas as alternativas acima.
Gostei do gengibre e coloquei algumas gotas de Amarula. Ficou .ótimo
O meu empelotou… será que errei em algo???
Talvez a gemada tenha ficado muito firme, ou não batida no ponto. De qualquer maneira um jeito de evitar é colocar um pouco mdo leite quente na gemada para “temperar”, dar uma diluída e daí juntar ao resto do leite. Tenta de novo Vanessa!! Abçs.