Chá gelado

4

Muito antes dos bares e mercadinhos terem nas suas estantes ice tea enlatado – falo de uns 40 anos atrás – tomar chá gelado já era tradição na minha família. Todo mundo sabia fazer um bom chá gelado, mas ninguém como a tia Dirce, que chamávamos carinhosamente de Maminha.

A proposta é simples e a execução também. Usa-se chá preto, o tradicional chá da Índia misturado com outros chás e ervas e “tempera-se” com suco de limão e essência de baunilha.

Este que fizemos teve apenas chá preto (Twining) e um chá sabor maçã verde. Mas vale camomila, capim limão, cidreira, hortelã, mas desde que o predomínio seja do chá preto.

No nosso caso usamos três sachês de chá preto para um de maçã verde. O importante é que os sachês devem ser fervidos em uma porção pequena de água, fazendo uma infusão bem forte que será diluída em 2 litros de água, no nosso caso.

Depois de adicionar a água vai o suco de um limão (que clareia incrivelmente a mistura) e uma colher de chá de essência de baunilha. Claro que se serve com muito gelo e, quem quiser, pode acrescentar açúcar.

É legal ter sempre uma jarra com este chá na geladeira. Além de ser saboroso ele ataca a sede de verdade.

E eu, a cada copo que tomo – confesso – faço um brinde silencioso à Maminha com um certo pedido de desculpas por saber que não é tão gostoso quanto era o seu.

4 COMENTÁRIOS

  1. Oii obrigado pela receita, fiz com chá matte e chá de maçã.. ficou muito bom!! Mas da proxima vez vou fazer com chá preto como indicou. bjoss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui